Design Thinking: Uma introdução ao tema
David M. Kelley: Empresário, designer, engenheiro, professor e fundador da IDEO

Você sabe o que é Design Thinking? A ideia do texto de hoje é explicar, de forma simples, essa abordagem de projeto. Sim, o Design Thinking não é apenas uma metodologia e/ou ferramenta. Aqui no Tellus, achamos que o Design Thinking é uma abordagem, uma forma de pensar e solucionar problemas; utilizando a empatia, a colaboração e a experimentação. Essa abordagem propõe que um novo olhar seja adotado ao se focar em problemas complexos. Um ponto de vista mais empático, que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo, sejam financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

Antes de destrincharmos essa abordagem e o que ela significa para nós, vamos voltar em algumas poucas décadas atrás (e isso nos ajudará a entender melhor o termo). Apesar de não ter criado o termo, foi David Kelley e seus sócios que popularizaram o Design Thinking pelo mundo. Cofundador da IDEO, Kelley ao tornar mais acessível a filosofia, essência e fluxo de como os designers resolvem problemas contribuiu para uma revolução na forma como criamos produtos, serviços, experiências e até mesmo administramos uma empresa de criatividade e inovação. E aqui vale um parênteses sobre a biografia dele, para que possamos entender (ainda mais) a abordagem do Design Thinking.

Enquanto as empresas de criatividade e inovação da época contratavam predominantemente publicitários, designers e artistas, Kelley foi buscar uma equipe multidisciplinar para assumir seus projetos. Médicos, engenheiros, artistas, músicos e tantos outros profissionais (diga-se de passagem, o próprio Kelley é formado em engenharia elétrica) compunham o mix de colaboradores da David Kelley Design, empresa que antecede a IDEO. Em 1980, Steve Jobs contacta Kelley para uma tarefa: criar um mouse para o Lisa, o revolucionário computador de Jobs. Esse foi um dos diversos trabalhos que a IDEO produziu e que revolucionou o mundo. Se você domina a língua inglesa, o vídeo abaixo mostra um pouco do processo de criação da IDEO. Vale a pena conferir!

Voltando ao Design Thinking, vale dizer que a abordagem vai além do projeto. É uma abordagem centrada no ser humano para desenhar e projetar algo, ou seja, o foco da abordagem é o usuário, e o produto, serviço ou estratégia final do projeto é o resultado deste pensamento. Em entrevista para o portal EXAME, Shunji Yamanaka, designer japonês renomado e professor da Universidade de Tóquio, afirmou “as empresas mais inovadoras têm líderes que também pensam como designers e colocam a experiência do consumidor no centro da operação, criando valor.”

Isso nos lembra um ponto que falamos no texto “O que é design? Uma visão além da ‘estética bonitinha’”, a essência do design é resolver problemas com enfoque nas pessoas. Logo, quando você insere o pensamento de projeto (Design Thinking), você está colocando o ser humano no centro da solução do problema.

Pode parecer complexo, mas quando você entende que o Design Thinking é uma forma de resolver problemas não a partir do que eu acho que é importante para uma pessoa, mas sim a partir das reais e mais profundas necessidades do outro, a coisa toda fica mais simples. Para quem quiser se aprofundar no tema, indicamos:

Livros

  • Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias, por Tim Brown – Editora Campus (disponível na Amazon);
  • Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation (Inglês), por Tim Brown – Editora HarperBusiness (disponível na Amazon);
  • Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas e Casos, por Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores – Editora Bookman (disponível na Amazon).

Curso

  • Para aqueles que quiserem aprofundar no tema, a IDEO.org tem um curso gratuito, com duração de 9 semanas e início no dia 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever neste link.