escola-das-maes-grande-site

No início deste ano finalizamos a entrega de três novos espaços da Escola das Mães no município de Santos.

A Escola das Mães é fruto do projeto Gestante em Foco, resultado de uma parceria entre o Instituto Comunitas, a Agência Tellus e a Prefeitura Municipal de Santos que, em 2015, procurou entender a causa da alta taxa de mortalidade infantil da cidade.

Após o entendimento e desenho de soluções, uma das consideradas mais impactantes era a da construção de um grupo de apoio complementar às consultas de pré-natal, também entendida como um pré-natal ampliado, chamada Escola das Mães.

A implementação dessa solução aconteceu ainda em 2015, e os resultados alcançados foram assertivos: a cidade passou do percentual de 13,6 mortes por mil nascidos vivos, em 2014, para o percentual de 10,6 em 2015, menor índice registrado até então – conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS).

Devido ao grande impacto positivo no município, o projeto teve continuidade em 2017, com o objetivo de expandir os grupos para toda a rede municipal de atenção primária em saúde.

Por meio de uma parceria com a Valor da Logística Integrada (VLI), o projeto iniciou com a disseminação dos conteúdos e atividades da Escola das Mães para toda rede de saúde básica de Santos e com a criação de 3 novos espaços da Escola das Mães nas policlínicas da Ponta da Praia (UBS), Caruara (USF) e Santa Maria (USF).

De acordo com Aline D´unhão, integrante da equipe desse projeto, a Escola das Mães, primeiramente, vai ampliar o acesso ao pré-natal das mulheres grávidas de Santos que terão um acompanhamento e, também, uma formação.  

“Durante o acompanhamento do pré-natal as mulheres grávidas têm acesso a um conteúdo que é bem transversal. Abordando, por exemplo, finanças familiares, autoconhecimento do corpo, pré e pós-parto, cuidados com o bebê, etc. Além disso, as próprias salas da Escola das Mães já são um ganho para a policlínica, pois elas podem ser usadas, também, para outras atividades: grupos de terapia, terceira idade, etc. Então, a Escola das Mães amplia o acesso ao pré-natal e também é este lugar de acolhimento e de troca”, explica.