História e Realizações

Agosto 2010 - 10 Perguntas: Tellus lança o primeiro fórum on-line que aproxima candidatos à presidência, em parceria com a ABC Fellows.

O 10PERGUNTAS foi criado nas eleições à Presidência de 2010, e nela os internautas podiam enviar suas sugestões de perguntas aos candidatos. Os próprios internautas votaram nas 10 melhores perguntas para serem enviadas aos presidenciáveis.

A plataforma recebeu cerca de 300 mil visitas. Cidadãos de todo o Brasil enviaram 606 perguntas em vídeo ou texto e 105 mil votos, os quais elegeram as 10 perguntas a serem respondidas pelos candidatos à Presidência.

Junho 2010 - TEDx Vila Madá: Nosso Governo – caminhos inovadores para o governo no Brasil

A fim de disseminar ideias, histórias e soluções inovadoras para inspirar a mudança de comportamentos das pessoas da própria administração pública e mostrar outra perspectiva do setor público para a sociedade, em parceria com o TEDx Vila Madá realizamos dois eventos: em junho de 2010, sobre inovação em Governo; e, em abril de 2011, sobre cidades Criativas.

Novembro 2010 - Gov Start-up Lab: Levamos o poder das indeias inovadoras para dentro do governo.

O Instituto Tellus, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública do estão de São Paulo, realizou em novembro de 2010 o primeiro Gov Start-up Lab dentro do Inovaday. Esta iniciativa usou a metodologia idealizada pela Artemisia e HUB em que empreendedores de negócios sociais apresentam sua ideia em poucos minutos para uma banca de avaliadores.

No caso do Gov Start-up Lab o objetivo principal foi mostrar a capacidade dos empreendedores sociais de encontrar respostas inovadoras para problemas sociais dando destaque aos seus negócios e inserir a temática de negócios sociais na pauta do Governo, na expectativa de gerar oportunidades de parceria ou de conversas entre os negócios sociais e os órgãos de Governo.

Maio 2011 - Jornada de Aprendizagem

A Jornada de Aprendizagem é uma vivência em que o grupo de gestores públicos e outros participantes relacionados podem ir a campo conhecer experiências inovadoras e pessoas inspiradoras relacionadas a um tema das áreas como Educação ou Saúde.

Durante este processo de imersão, os participantes são desafiados a escutar, observar, viver, sentir, questionar seus pontos de vista para que possam inovar em suas atuações.

Em 2011, realizamos duas jornadas. Um na qual fomos conhecer a experiência do educador brasileiro Tião Rocha no Vale do Jequitinhonha e outra na qual levamos um grupo para Heliópolis conhecer a experiência do Bairro Educador e a Escola Municipal Presidente Campos Salles.

Dezembro 2011 - Entra no ar o Portal Tellus Inspira, reunindo exemplos de inovação na prática para inspirar o gestor público

Em dezembro de 2011, lançamos o Portal Tellus Inspira, uma plataforma que reúne casos inovadores por meio dos quais Governos, ONGs e empresas estão gerando impacto nas áreas de Educação, Saúde, Cidades e Meio Ambiente.

Além de ser uma ferramenta de apoio a atuação dos gestores e servidores públicos, o Portal Tellus Inspira tem o objetivo de ser um canal pelo qual o cidadão possa: conhecer soluções para desafios públicos e ter um meio pelo qual contribuir com casos que conhecem ou vivenciaram para inspirar outras iniciativas focadas em melhorar a vida das pessoas.

Junho 2012 – App Inspire traz a inovação para a ponta dos dedos

Em 2012, o Tellus ganhou um prêmio de inovação do Banco Mundial por meio do qual desenvolveu e lançou o aplicativo Inspire, que possibilita o acesso a casos inovadores a partir de smartphones e tablets.

Dezembro 2012 - Tellus publica relatório "A Era do Governo Cidadão"

Em dezembro de 2012 o Instituto Tellus desenvolve em parcria com o GBM (Geração Brasil Melhor) o relatório "A Era do Governo Cidadão". Um estudo que busca entender o que há de melhor em inovação em serviços públicos no Brasil e no Mundo.

Agosto 2013 - Tellus em parceria com Comunitas e IMA lançam plataforma de Open Innovation - Campinas E-você

Em 2013, o Tellus em parceria com Comunitas e IMA lançam a primeira plataforma de Open Innovation voltada a melhoria e inovação em serviços públicos no Brasil em Campinas: Campinas E-você com mais de 90 mil acessos e uma comunidade de 265 usuários: http://www.campinasevoce.com

Abril 2014 - Tellus lança a primeira Agência de Design de Serviços Públicos no Brasil

Em abril de 2014, Tellus lança a primeira Agência de Design em Serviços Públicos no Brasil.

Uma organização voltada a co-criar e co-implementar soluções inovadoras em serviços públicos por meio do deisgn de serviços (service design) utilizando abordagens do Design Thinking, Service Design, Teoria U e entre outras.

Abril 2014 - Tellus lança a primeira Escola de Inovação em Serviços Públicos

Em abril de 2014, Tellus lança a primeira Escola de Inovação em Serviços Públicos no Brasil.

Uma escola voltada a formar uma nova geração de gestores públicos especialistas em design de serviços centrados no usuário, bem como em resolução de problemas complexos.

Prêmio INOVASUS 2015

A Rede Bem Cuidar é uma iniciativa da Comunitas, por meio do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Prefeitura de Pelotas e a Agência de Design em Serviços Públicos do Tellus. A Rede Bem Cuidar, uma solução inovadora em serviços públicos de saúde, ganhou o primeiro lugar no prêmio InovaSUS 2015 na categoria experiência implementada. O projeto está implementado em três Unidades de Saúde: UBS Bom Jesus, UBS Simões Lopes, e a UBS Guabiroba, esta última com previsão de inauguração para dezembro de 2016.

Prêmio Center for Active Design

A Rede Bem Cuidar foi reconhecido pelo Center for Active Design nos Estados Unidos como um dos 13 projetos mais inovadores ao redor do mundo que promovem melhor qualidade de vida a comunidades.



Quem faz parte

Para realizar o sonho de transformação no Brasil por meio da inovação em serviços públicos o Tellus conta com uma rede de parceiros que tornar isso realidade!

Conselho Consultivo

Ana Maria Diniz

Sócia-fundadora da Axialent, Sykue Bioenergia, membro do Conselho do Grupo Pão de Açúcar e fundadora da Associação Parceiros da Educação.

Antonio Ermírio de Moraes Neto

Sócio-fundador da Vox Capital

Carlinhos Jereissati

CEO do Grupo Iguatemi.

Família Lafer

Investidores sociais de inúmeras iniciativas no Brasil.

Jair Ribeiro

Conselheiro da CPM Braxis e fundador da Associação Parceiros da Educação.

Luciano Huck

Empresário e apresentador de TV da Rede Globo.

Patricia Villela Marino

Instituto PDR

Ricardo Villela Marino

Banco Itaú

Felipe Salto

Mestre em administração pública pela FGV, assessor econômico do senador José Aníbal (PSDB-SP) e autor do livro Finanças públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade

Conselho Fiscal

José Jobson do Nascimento Arruda

É pós-doutorando em Economia na Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). Integrante do Centro de Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento subordinado à mesma instituição, doutorou-se em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008; e, cursou o mestrado em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) durante os anos de 2003/4. Autor de "A Florescência Tardia: Bolsa de Valores de São Paulo e Mercado Global de Capitais (1999-2001), co-edição Edusc/Fapesp, atuou nos mercados finaceiro e de capitais com ênfase em asset man agemente investment banking. Atualmente dedica-se às atividades de docência - é professor na FACAMP (Faculdades de Campinas) -, e dirige empresa que atua nas áreas do agro-negócio e gestão de portifólio.

Renata Biselli

Renata Cavalcanti Biselli é Philanthropic Specialist no Banco J.P. Morgan, sendo responsável por oferecer serviços filantrópicos para fundações privadas e indivíduos clientes do Private Bank. Também é responsável pela gestão do programa de investimento social privado da JPMorganChase Foundation no Brasil e pelas ações de Voluntariado Corporativo e Sustentabilidade. Renata já trabalhou nas áreas de Marketing e Recursos Humanos do J.P. Morgan, foi consultora na área social para uma série de organizações sociais na área de Educação e atuou como gerente institucional do ISMART. Graduada em Administração de Empresas pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo, possui MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP. É conselheira da Associação Arte Despertar e da Gastromotiva e conselheira fiscal do Instituto Tellus.



Diretoria

Germano Guimarães

Cofundador e Diretor

É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-­‐graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor De Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-­presidente do iClass -­ Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang -­ Encontro de jovens líderes e empreendedores da América La.na. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

Cleber Santanna

Diretor - Agência de Design de Serviços Públicos do Tellus

Formado em design de embalagens, com especialização em branding. Tem experiência com a abordagem do design thinking em projetos de inovação, design de serviços e inovação social. Perfil profissional flexível e multidisciplinar. Atuou como designer em grandes corporações como Johnson & Johnson e “resolvedor de problemas” em start-ups. Tem especialização em Food Experience Design no Politécnico de Milão, MBA em Gestão de Marcas na Rio Branco em São Paulo, fez uma imersão em Service Design na Live|Work Studio São Paulo. Local onde trabalhou e aprofundou conhecimentos na disciplina.Nos últimos três anos, atuou liderando projetos de inovação social na Design Echos, foi facilitador na Escola Design Thinking, organizou diversos workshops de cocriação, entre eles o Global Service JAM em São Paulo e promoveu o mesmo evento na cidade de Pelotas. Atualmente é consultor no Instituto Tellus, onde desenvolve projetos de design de serviços no setor público.

Alix Birche

Diretora - Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus

Formada em Administração pela Universidade do Distrito Federal e com experiência como profissional multitask, atuei em áreas de vendas, marketing e relacionamento com o cliente. No entanto, foi durante um intercâmbio, que descobri minha grande paixão: a educação. Já fez parte da equipe de escolas que estimulam as atividades criativas e o impacto nas cidades através da economia criativa. Hoje, trabalho como consultora na Escola Tellus no planejamento e desenvolvimento de projetos educacionais de design e inovação para serviços público. Também sou mentora de startups e de projetos relacionados ao empreendedorismo.

Leide Silva

Diretora Administrativo e Financeiro

Formada em Gestão Bancária e Financeira. Trabalhou como coordenadora de produção em uma Industria de Cosméticos, após formada, atuou na área Financeira de uma empresa de Auditoria Contábil e atualmente faz parte do Grupo Tellus na área Administrativa Financeira.

Parceiros

Coaching Profissional

Parceiros Institucionais

Parceiros Institucionais

Assesoria Contábil

Assessoria Jurídica

Auditoria Contábil e Tributária

Nossa ética

Nossas ações falam por nós

Sonhar grande: buscamos constantemente fazer mais e ir além. Olhamos para cada oportunidade como uma possibilidade de aumentar o nosso impacto positivo e contribuição para a sociedade. Estamos sempre desafiando as fronteiras do possível.

Brilho nos olhos: somos apaixonados pelo que fazemos e temos uma vontade imensa de fazer nossos objetivos e sonhos se concretizarem. Nosso trabalho é nossa missão de vida e é esta conexão de propósitos pessoais e profissionais que nos mantêm em frente, inspirados e confiantes.

Integridade: escolhemos viver nossos valores, sempre. Buscamos levar a vida com coerência e sem nos desviarmos do que acreditamos. Temos a consciência de que somos seres humanos inteiros, por isso buscamos conciliar o nosso talento, com nossas paixões e consciência para fazer aquilo que é necessário para o mundo.

Disciplina: prezamos o equilíbrio entre pragmatismo e idealismo. Afinal, idéias só valem quando executadas e, para a implementação a disciplina é fundamental.

Acabativa: buscamos entregar, finalizar e realizar com excelência.

Olhar apreciativo em Governo: vemos oportunidades, potencial, riqueza e abundância onde ninguém vê.

Desprendimento do pré-estabelecido: não colocamos limites e barreiras para pensar em possibilidades; questionamos premissas e pré-supostos; co-criamos novos modelos para integrar diversos pontos de vistas e necessidades; procuramos entender as tendências e movimentos da sociedade e integrá-los no desenvolvimento de novos conceitos, pois sabemos que as inovações estão nas pessoas, nas ruas, na inteligência coletiva da sociedade.

Ética pública: para nós é agir com respeito ao patrimônio público, ao Estado e às instituições que, em última instância, representam o interesse da sociedade e existem para bem servir a esta sociedade. Isto significa que o Tellus atuará desta forma e somente firmará contratos, estabelecerá parcerias e prestará serviços àqueles que comungarem desta visão e que praticarem este princípio.

Manifesto

Nós, do Tellus, acreditamos em um Estado eficiente, socialmente justo, dinâmico, inovador e que efetivamente sirva à construção de um País mais fraterno, em que a busca da ampliação do bem-estar social seja o grande objetivo a ser construído pela sociedade, pelo governo e pela política. Acreditamos que é preciso construir um Estado verdadeiramente republicano e democrático. Republicano significa o predomínio do interesse público sobre o interesse privado. Democrático significa o predomínio da vontade da maioria sobre a vontade particular, significa governo pela e para a grande maioria da sociedade, em favor desta sociedade, em favor dos interesses coletivos, através da ampliação das liberdades e dos direitos individuais.

Além disso, o critério para um Estado bom, correto e adequado, em nossa visão, está próximo daquele que Amartya Sen, em sua obra “Desenvolvimento como Liberdade”, coloca para o processo de desenvolvimento econômico, que é o de expansão das liberdades, no sentido de ampliação da igualdade de oportunidades.

O aumento da igualdade de oportunidades deveria ser o objetivo central dos países e o foco das instituições que compõem o Estado e a sociedade. Igualdade de oportunidades significa dar a todos ou a um número cada vez maior de cidadãos as condições necessárias para que atinjam seus objetivos individuais, tendo suas necessidades básicas atendidas, tendo acesso a um bom sistema educacional, a um sistema de saúde decente e a oportunidades de emprego ou de empreender, de criar seus próprios negócios, com o devido amparo aos marginalizados e aos excluídos, sempre com o objetivo de recolocá-los no convívio saudável da sociedade de que participam!

Dar condições iguais a todos e garantir pontos de partida iguais a todos – eis o que acreditamos ser a missão de um Estado justo, responsável, onde os interesses da sociedade estarão representados.

Acreditamos na mobilização por este sonho – este sonho de constituir um novo País, sob um Estado mais eficiente e mais justo, que invista mais e gaste com qualidade, que olhe mais para a garantia da liberdade e menos para a garantia das benesses aos donos do poder.

Que este nosso sonho seja, efetivamente, pela cosolidação de um Estado democrático e republicano, que não se sirva da sociedade, mas que, a ela servindo, da melhor forma possível, leve nosso Brasil a um verdadeiro processo de desenvolvimento econômico, político e social!

Cadastrar
×