O que fazemos ?

Escola de governo dedicada e especializada em formar e inspirar gestores e servidores em inovação e design de serviços públicos centrados no usuário. Oferecemos cursos abertos e também cursos incompany customizados para secretarias, ministérios, prefeituras e outros órgãos de gestão pública.

O Tellus é pioneiro no Brasil no ensino e na consultoria para inovação e design em serviços públicos com foco no cidadão, tendo realizado projetos colaborativos nos segmentos de saúde, educação, mobilidade urbana e cultura.

Cursos

A Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus oferece cursos livres, abertos para o público em geral e opções de treinamentos incompany customizados para grupos e organizações.

Gov Design ::Experience

 

Curso de gov design experience

Gov Design ::In Company

 

Curso de gov design experience

Gov Design ::Lab

 

Curso de gov design experience

Metodologia

Desenhamos uma experiência de aprendizagem direcionada para servidores e gestores públicos. Durante o curso, os alunos exploram desafios do dia a dia do setor com um novo olhar e aprendem ferramentas diferenciadas para desenvolvimento de serviços públicos não apenas eficientes, mas que também ofereçam uma experiência positiva e inovadora ao cidadão.

Através de uma metodologia de aprendizado prático por desafio e de trabalho colaborativo, aplicamos os princípios do design para desenvolvermos um novo modelo mental voltado para inovação. Trabalhar neste modelo é um exercício transformador. Nos tornamos capazes de entender e explorar melhor nossos desafios para propor e implementar soluções inovadoras e eficazes para o serviço público com foco no cidadão.

Clientes

     

 
 
 
     

 
 
 
     

 
 
 
     

 
 
 
     

Casos

Experiência empática para servidores públicos

A Escola Tellus realizou em parceria com a Seja Digital três cursos com ​o ​propósito de disseminar conteúdos de inovação para gestores públicos de diferentes secretarias que participaram do desligamento da transmissão do sinal analógico de televisão no Estado de Goiás e ​de ​São Paulo. Valores como a Empatia, a Colaboração e a Experimentação foram destaques dessa jornada de aprendizagem.

As jornadas de aprendizagem tiveram o propósito de disseminar conteúdos de inovação e capacitar os gestores públicos no modelo mental da inovação e design thinking, incentivando uma postura mais colaborativa e a busca de formas participativas na resolução de problemas.

Com as três edições do Curso , duas realizadas na cidade de São Paulo e uma na cidade de Goiânia, a Escola Tellus formou 66 gestores públicos de 15 municípios diferentes, incluindo Barueri, Guarulhos, São Paulo, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás e Pirenópolis.

Evento Inovação Aberta em Brasília

Com o objetivo de engajar cada vez mais a sociedade civil, a academia e o setor privado para inovarem juntos com o setor público a Rede InovaGov foi lançada durante o Evento Inovação Aberta em Brasília. Alix Birche, diretora da Escola, teve a oportunidade de palestrar sobre inovação e design de serviços públicos, apresentar a metodologia Tellus e o toolkit desenvolvido especialmente para o Tribunal de Contas da União (TCU).

GIFE recebe workshop de inovação do Tellus

O GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) em parceria com o Tellus - Escola de Inovação em Serviços Públicos realizou seu Workshop de Cocriação para 24 associados com o objetivo de gerar ideias inovadoras para o encontro sobre investimento social familiar para o impacto social que será realizado neste ano. O Workshop de Cocriação utilizou a Metodologia Tellus, baseada no modelo mental do Design Thinking e outras ferramentas de cocriação, para pensar em um evento dinâmico e participativo.

Tellus Escola capacita gestores públicos de Praia Grande

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) de Praia Grande/SP, a Tellus – Escola de Inovação em Serviços Públicos realizou a capacitação de 40 gestores públicos da cidade por meio do Curso de Inovação e Design Thinking para Serviços Públicos. O projeto, que contou com 28 horas de duração, teve como objetivo estimular a inovação e promover o modelo mental do Design. A partir de desafios reais vivenciados no dia-a-dia pelos gestores, eles tiveram a oportunidade de aplicar as novas técnicas na busca de soluções participativas e inovadoras.

Design Thinking no Instituto Natura

Com o objetivo de refletir sobre as causas e pensar soluções para os desafios enfrentados pelos Coordenadores Pedagógicos das escolas, o Instituto Natura em parceria com a Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus promoveu uma Oficina de Design Thinking para representantes de 10 municípios do Estado de São Paulo. Proporcionar a experimentação de diferentes metodologias, ferramentas de gestão e planejamento contribui para o compartilhamento de boas práticas. Veja Fotos!

Inovação no Tribunal de Contas da União (TCU)

Com o objetivo de promover o aprendizado do modelo mental do Design Thinking aplicado à Governo, a Escola de Inovação em Serviços Públicos do Grupo Tellus ministrou uma capacitação de 56 horas para servidores públicos do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília. A partir de desafios reais, foi construída uma jornada de aprendizado e experimentação única, na qual os gestores foram conduzidos e empoderados a buscarem formas participativas de resolução de problemas complexos. Com essa iniciativa, o TCU busca trazer uma cultura de inovação e transformar os servidores em multiplicadores de aprendizados inovadores. Veja Fotos!

Vivência em Inovação - Curso Prático

Com o intuito de levar inovação para alunos do Insper, a Escola de Inovação em Serviços Públicos do Grupo Tellus preparou uma vivência prática embasada em empatia, pesquisa etnográfica, cocriação e prototipagem apresentando o pensamento de design e ressaltando o papel do ser humano como central ao desenvolvimento de soluções. A partir do foco de desenvolver um senso de pertencimento e integração à sociedade e a capacidade de leitura de contextos balizada por um olhar social, os alunos passaram por uma vivência de campo, um curso prático, e solucionaram um desafio real, o que estimulou a inserção na comunidade. A atuação do Tellus também enfatizou que as melhores soluções nascem da sabedoria coletiva: é preciso ouvir as pessoas, entender suas jornadas, exercitar a empatia e trabalhar em conjunto. Veja Fotos!

L ançamento do Programa “Fábrica de Ideias” - Anvisa

A Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus esteve com 250 gestores n​a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o lançamento do Programa “Fábrica de Ideias”. O tema abordado no encontro foi “Inovação em Serviços Públicos” em uma Palestra de aproximadamente 2 horas. A​ Fábrica de Ideias atua no fomento de uma cultura da inovação dentro da​ Anvisa​, dedicando atenção à premiação de iniciativas inovadoras, formação de pessoas em metodologias e ferramentas de inovação, e construção de parcerias visando o apoio à inovação. Veja Fotos!

Tellus Escola e Brazil Lab

O Tellus - Escola de inovação em Serviços Públicos realizou Workshop de Design Thinking aplicado à Serviços Públicos no primeiro ciclo de aceleração dos empreendedores do BrazilLAB. O foco deste primeiro ciclo foi na reflexão sobre como as startups podem trabalhar com o setor público - desafios e oportunidades, e como construir indicadores de impacto social. O Tellus trabalhou com eles no "redesenho" dos seus negócios, agregando o olhar de serviço público e política pública. O evento aconteceu na Red Bull Station em São Paulo. Veja Fotos!

GovJam desafia, engaja e inspira participantes a inovar no setor público

O que acontece quando mais de 40 pessoas se encontram para construir soluções para melhorar os serviços públicos a partir de um desafio global? Esta é a proposta do GovJam, um evento que acontece em mais 25 países ao mesmo tempo, reunindo pessoas que acreditam que é possível criar serviços públicos inovadores. A Tellus Escola de Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o iGovSP, organizou o GovJam de São Paulo em 2015 e repetiu a dose este ano, contando com o apoio do Centro Ruth Cardoso, onde o evento foi realizado. No GovJam SP, seis grupos formados por servidores públicos e membros da sociedade civil e auxiliados por facilitadores do Grupo Tellus e do iGovSP aplicaram design thinking para criar, prototipar e apresentar suas soluções. Além de resolver o desafio, os participantes puderam ouvir Germano Guimarães do Grupo Tellus, Roberto Agune e Álvaro Gregório do iGovSP, que falaram sobre como inovar em serviços públicos. O GovJam SP 2016 contou com um grupo heterogênico de pessoas com representantes de diversos órgãos públicos como a Secretaria da Educação e da Fazenda do Estado de São Paulo, o Metrô, as prefeituras do Rio de Janeiro e Limeira, e ONGs como o CLP, o Colab, Mil por Hora, Espetáculo da Terra e outras. No ano que vem tem mais, e a Tellus, Escola de Inovação em Serviços Públicos e o iGovSP pretendem expandir para mais cidades. Acompanhe o Tellus nas redes sociais para não perder esta oportunidade incrível. Veja Fotos!

Human-Centered Design para alunos da FGV

A convite do CLP – Centro de Liderança Pública, o Tellus, Escola de Inovação em Serviços Públicos, participou como palestrante no curso Liderança, Gestão e Competitividade (LGC). A iniciativa, que visa engajar gestores públicos que trabalham com o desenvolvimento econômico sustentável, tem como objetivo preparar os governos estaduais a elegerem suas prioridades e desenvolver planos de ação que ajudem a melhorar a competitividade dos estados. Na ocasião, Germano Guimarães, ​cofundador do Tellus, apresentou o case “Rede de Suprimentos”, um projeto de inovação em serviços públicos que ganhou o Prêmio Mario Covas (2009) na categoria Inovação em Gestão Pública. Leia o relatório do projeto aqui. Fotos | Relatório

Human-Centered Design para alunos da FGV

A Tellus Escola teve a oportunidade de liderar um workshop internacional da FGV no final do ano passado com a participação de alunos dos cursos de mestrado de Administração e Políticas Públicas. Como parte do programa Global Public Policy Network, o objetivo foi levar uma oficina de introdução e inspiração ao Human-Centered Design, com aplicação em projeto hipotético – o tema foi imigração e a pergunta-guia era “Como podemos restaurar o senso do poder de escolha a pessoas em situação de imigração?”​. Os alunos foram expostos ao pensamento de inovação dentro dos governos pelo mundo. O diferencial desta imersão foi uma visita ao Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes de São Paulo. Lá os alunos tiveram oportunidade de conhecer imigrantes, conhecer mais sobre a realidade que enfrentam, e conversar com a equipe do Centro.

Fotos

Seminário de Inovação - MPOG

A Tellus Escola participou na Semana de Inovação em Gestão Pública promovida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e o Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos 2 e 3 de dezembro em Brasília. No primeiro dia, houveram palestras com líderes no setor como Thomas Prehn, diretor do Laboratório de Inovação MindLab na Dinamarca, Maryantonett Flumian, presidente do Instituto de Governança no Canadá, e Fernando Abrúcio, Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No segundo dia, que foi repleto de cursos e oficinas, Germano Guimarães ministrou o curso de Design Thinking no Serviço Público. O curso teve como objetivo introduzir métodos e ferramentas do design thinking utilizando casos e situações de projetos reais para promover uma cultura de inovação no serviço público federal.

Fotos

Curso do Tellus de inovação e serviços públicos forma primeira turma

No segundo semestre deste ano, a Tellus Escola lançou o primeiro curdo de design e inovação para serviços públicos no Brasil: o Gov Design Experience. Ao longo de quatro meses, a turma de 19 alunos passou por uma jornada (totalizando 125 horas) de aprendizado recheado de prática e teoria, com mais de 20 convidados especiais. Os alunos trabalharam de forma colaborativa e criativa para desenhar serviços e políticas públicas inovadoras e centradas no cidadão, e puderam apresentar seus projetos no último dia do curso.

Já estamos nos preparando para uma segunda turma em 2016. Fique atento para mais detalhes sobre datas e inscrição. Saiba mais | Fotos

Tellus Escola vai à Brasilia para dar curso a gestores do MPOG

Nos últimos dias 03 e 6 de novembro, uma equipe do Tellus ministrou uma imersão sobre design thinking para a Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em Brasília. O objetivo foi nivelar o conhecimento técnico sobre o design thinking dos participantes, enfatizando a sensibilização e prática que o design traz para a solução de problemas.

Com uma carga horária de 32 horas, os participantes desenvolveram um projeto a partir de um desafio presente no contexto de trabalho deles, passando pelos três pilares do Design Thinking (empatia, colaboração e experimentação).   Este curso faz parte do programa de cursos in company que a Tellus Escola oferece. Eles variam em carga horária e metodologia de acordo com as necessidades e objetivos do cliente. Fale com a gente para conhecer mais e pedir uma proposta. Fotos

Gov Jam

Imagine que você tem 48 horas para pensar, planejar e entregar um conceito para melhorar e inovar um serviço público. Gostou da ideia? Agora imagine um monte de gente trabalhando juntos por estas 48 horas. Esta é a proposta do Gov Jam: um evento que desafia os participantes a propor ideias tangíveis que melhorem serviços públicos de alguma maneira, só que o detalhe é que eles têm apenas 48 horas para completar a tarefa. O processo é divertido, cheio de energia e ideais fantásticas.

O diferencial do evento é que ele acontece em cidades pelo mundo todo, durante os mesmos dias e ao redor de uma mesma temática que só é revelada no primeiro dia. Pela primeira vez no Brasil, o GovJam foi realizado em São Paulo através da parceria da Tellus Escola, o Governo do Estado de São Paulo e o iGovSP. Entre os dias 9 e 11 de junho, 50 pessoas (mais da metade eram servidores públicos) participaram do GovJam, aprendendo sobre processos, métodos e design de serviços. Tudo regido pelo lema do Global Gov Jam: “Doing, not talking!” (Fazendo, não falando!). O GovJam 2016 acontecerá do dia 31 de maio ao 2 de junho. Reserve na agenda para participar com a gente. Estaremos compartilhando mais informações logo mais. Website | Video | Fotos

CLP

Durante o 7 e 8 de outubro, a Tellus Escola ministrou o módulo sobre inovação em serviços públicos, que fez parte da programação do curso do CLP (Centro de Liderança Pública) para executivos públicos durante o Avança Goiás. Esta iniciativa foi da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás e incluiu vários projetos voltados à melhoria de serviços públicos. Cinquenta gestores públicos participaram do workshop da Tellus Escola aprendendo sobre design thinking e inovação social. Eles tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento para demandas reais de suas comunidades. Fotos

Mestrado FGV

Alunos da FGV aprendem Design Thinking com o Tellus

Em Parceria com a FGV o Tellus ministrou a matéria SP Lab dentro do mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas. A aula foi uma oportunidade de aplicar a abordagem do Design Thinking no universo de serviços públicos. O curso prático foi realizado durante o 2º trimestre de 2015 e partiu de uma demanda real da Subprefeitura de Pinheiros que buscava maneiras de minimizar o conflito no uso do espaço público no bairro da Vila Madalena na cidade de São Paulo.

Através dos pilares do design (empatia, colaboração e experimentação) a turma de mestrandos e mestres pôde vivenciar o processo de investigação criação de um serviço inovador. Os projetos finais da turma foram apresentados para a Subprefeitura e sua equipe, e algumas das ideais já estão em processo de implementação. Fotos

Tellus da Sabesp

Tellus Escola leva o design para gestores da Sabesp Uma parceria entre a Tellus Escola e a Sabesp tem levado a metodologia do Design Thinking para 120 gestores da organização que participam do Programa Excelência Gerencial. O curso começou no início do ano e, durante os meses de setembro e outubro, o Tellus está liderando a Oficina de Design Thinking com o objetivo de gerar e desenvolver soluções para a problemática e desafios levantados pelos grupos nas disciplinas anteriores.

Os gestores estão aprendendo e colocando em prática técnicas e princípios do design como a abordagem sistêmica e colaborativa na resolução de problemas, e a importância da experimentação constante, visando a redução de riscos.

No final da oficina, cada grupo entregará diversas soluções para os problemas que estão estudando. O enfoque é pensar em ideias inovadoras que possam transformar e melhorar várias frentes de trabalho da Sabesp: desde a melhoria de serviços para o cliente até processos internos de gestão da organização.

Fotos

Depoimentos

Tive a oportunidade de participar de uma oficina do Instituto Tellus em Campinas, e depois de um evento facilitado na Hub Escola e só tenho boas impressões sobre ambos! A equipe do Tellus, muito preparada e com experiência no assunto, facilitou atividades onde pudemos aprender tanto na teoria como na prática Design Thinking. Estimulados a entender melhor o processo de criação de soluções voltadas para o cliente, pudemos também cocriar ideias para serviços públicos. Recomendo fortemente os eventos facilitados por eles para quem quer aprender sobre soluções inovadoras!


Roberta Valezio

Professores

Nossos instrutores tem experiência comprovada e excelência em projetos e no ensino para inovação, tanto em Design quanto em Administração e Gestão Pública. Suas carreiras nos principais órgãos do Governo e nas principais agências e escolas de Design e Inovação do Brasil e os diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais recebidos atestam esta excelência. Além dos professores, nossos cursos contam com a participação de facilitadores treinados e especialistas de diversas áreas afins que ligam nossos alunos a uma extensa rede de profissionais dedicados à inovação em serviços públicos.

Germano Guimarães


É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor De Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-­presidente do iClass -­ Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang -­ Encontro de jovens líderes e empreendedores da América La.na. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

Alix Birche


Sou otimista, adoro desafios e atividades que exigem comprometimento, estou sempre conectada com as inovações do mercado. Admiro a Arte e todas as suas manifestações. Desde pequena, aprendi com meu avô a ver ritmo e poesia em tudo e em todos, como uma prática de exercício para sentir a vida mais colorida e menos severa. Adoro viajar, conhecer pessoas e descobrir as coisas surpreendentes que acontecem. A multidiversidade das cidades de um país para outro me encanta. São as experiências mais memoráveis que tenho.


Sou formada em Administração pela Universidade do Distrito Federal e com experiência como profissional multitask, atuei em áreas de vendas, marketing e relacionamento com o cliente. No entanto, foi durante um intercâmbio, que descobri minha grande paixão: a educação. Já fez parte da equipe de escolas que estimulam as atividades criativas e o impacto nas cidades através da economia criativa. Hoje, trabalho como consultora na Escola Tellus no planejamento e desenvolvimento de projetos educacionais de design e inovação para serviços público. Também sou mentora de startups e de projetos relacionados ao empreendedorismo.

Taís Scaroni


Da ESPM me fiz publicitária, da vida me fiz uma contadora de histórias. Quer ver a Tatá aqui feliz? É só juntar gente de todo tipo, formar uma roda, fazer um bom chá e ficar horas ouvindo e contando experiências. E, justamente por acreditar tanto nessa troca, meu coração sempre bateu mais forte pela educação. Ainda no Ensino Médio, por dois anos fui voluntária na Casa de apoio Madre Clélia Merloni, organizando o grupo de teatro da casa e dando aulas de português para crianças do segundo e terceiro ano do ensino fundamental.Durante a faculdade, aprendi um pouco mais de comportamento das pessoas estagiando na Nielsen Brasil. Também trabalhei na Miami Ad School | ESPM, uma das mais conhecidas escolas de criação e publicidade pelo mundo afora. Foi lá que comecei a conhecer o Design Thinking e perceber a força da inovação. Trabalhei por dois anos na Interbrand, como analista de Identidade Verbal para grandes marcas como LATAM Airlines, Fundação Itaú Social, Vale, Pernambucanas, Dorflex, entre outros. Fiz um curso de design thinking na University of The Arts London, onde me aprofundei ainda mais nas ferramentas de inovação. Também nessa época, comecei a escrever as minhas próprias histórias. De forma literal e figurada. Fiz cursos de escrita criativa, e mantenho um blog de contos e poemas e organizo uma Zine de literatura, o Pito.

Quero fazer

Obrigado pelo seu interesse nos cursos da Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus. Aqui você pode fazer sua inscrição no seu curso livre de preferência ou solicitar um curso InCompany.


Caso queira mais informações sobre a Escola ou nossos cursos, por favor preencha o formulário que responderemos o mais breve possível:









Contato

escola@tellus.org.br

Escola de Inovação em Serviços Públicos - Tellus

Rua Pamplona, 1005, 2º Andar

São Paulo, SP - 01405-200

+55 11 3251-1508

COMO CHEGAR


Cadastrar
×