O que fazemos ?

A agência Tellus, é a primeira agência de design de serviços públicos no Brasil. Nós auxiliamos o Governo e organizações provedoras de serviços públicos a encontrar e priorizar oportunidades de melhorias dos serviços para então desenvolver com cidadão e servidores, serviços públicos de alta qualidade.

Para isso, a agência Tellus, desenvolveu sua metodologia baseada em ferramentas e métodos do Design Thinking. Somos uma consultoria que desenha e implementa as soluções na prática.

Princípios:

Foco do usuário: Entendimento empático e exploração do contexto do cidadão e dos servidores.

Cocriação: Construir "com" e não "para" a sociedade civil.

Prototipagem e implementação: testar para aprender errando de forma rápida e barata.

Somos braço na implementação, tiramos a idéia do campo mental e trazemos pro campo real.

Serviços

Diagnóstico

Realizamos uma imersão e aprofundamento nos serviços públicos, para através de uma análise, identificar e priorizar oportunidades de melhorias e inovações do serviço.

Benchmarking

A partir da identificação de oportunidades, buscamos soluções inovadoras, práticas e de resultados a curto prazo. Com a seleção do projeto pelo gestor, fazemos a ponte com os projetos, e auxiliamos no plano de desenvolvimento e implementação.

Plataforma de Open Innovation

Desenhamos e gerimos plataformas online de co-criação, onde são lançados desafios aberto ao cidadão, que é desafiado a criar soluções para a sua comunidade ou trazer referências inovadoras de práticas semelhantes no brasil e mundo.

Design de Serviços Públicos

Com abordagem baseada nos conceitos da metodologia de Design Thinking, facilitamos um processo de co-criação com cidadãos e servidores, em busca da melhoria dos serviços públicos, melhorando as condições de trabalho dos servidores de diversas áreas, e aumentando a qualidade de entrega de serviço ao usuário. Um dos nossos diferenciais, é que somos braço na implementação, só deixamos o projeto com o serviço rodando e com os servidores empoderados para dar continuidade a esse processo de inovação.

Metodologia

O Tellus e seus membros acumulam uma gama de experiências com projetos no setor público e sabe o quão complexo são os desafios. Com o objetivo de criar soluções criativas e inovadoras para estes desafios complexos, o Tellus tem pesquisado, testado e em adquirido as melhores metodologias nas áreas de design, teoria U, gestão de projetos, finanças públicas, diálogo, comunicação não violenta entre outras para ser capaz de desenvolver e implementar a solução mais inovadora e que irá gerar resultado e valor para o cidadão na ponta.

Casos

Empreendedorismo das Mulheres

O projeto Ideal para Elas, desenvolvido pela BU Ideal e pelo time de Inovação da Nestlé, fomenta e apoia o empreendedorismo das mulheres no Nordeste brasileiro. O projeto desenvolveu um chatbot (robô de conversação) para o Facebook Messenger, que pretende ajudar essas mulheres a conseguir trabalho, empreender, cuidar da saúde e da família. Tal serviço está em fase final de desenvolvimento, e com o apoio da Rede DoLadoDeCá, Centro Cultural e Educacional Didá, Agência Tellus e 60 mulheres que participaram das oficinas de cocriação em Salvador, foram geradas e validadas ideias para funcionar mais próximo das necessidades reais das usuárias.

"O projeto desenvolvido pela BU Ideal e Nestlé, desenvolveu um chatbot (robô de conversação) para o Facebook Messenger, que pretende ajudar mulheres a conseguir trabalho, empreender, cuidar da saúde e da família. Com o apoio da Rede DoLadoDeCá, Centro Cultural e Educacional Didá, Agência Tellus e 60 mulheres que participaram das oficinas de cocriação em Salvador, foram geradas e validadas ideias para funcionar mais próximo das necessidades reais das usuárias."

Tellus inaugura o primeiro “Área 21 - Laboratório de Criatividade”

Primeiro surgiu uma ideia: criar um espaço maker para que jovens do ensino médio pudessem desenvolver habilidades socioemocionais em um ambiente acolhedor e moderno. Desta ideia, a Agência Tellus mergulhou em uma jornada para entender mais do universo destes jovens, e assim cocriar juntamente com estudantes da rede pública de São Paulo, educadores e gestores o “Área 21 - Laboratório de Criatividade”. “O nosso objetivo é que os jovens desenvolvam habilidades e aptidões para as profissões do futuro, explorando o protagonismo juvenil, levando em consideração o contexto local e as nuances culturais”, explica Germano Guimarães, Co-Fundador e Diretor do Tellus.

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), Samsung, Fundação Telefônica, Mattos Filho e WeFab, o Tellus lançou no último 10 de maio o primeiro laboratório localizado no Instituto Ana Rosa, organização selecionada para receber o projeto. Equipado com impressoras 3D, cortadora laser, câmera Gear 30, smartphones e óculos de realidade virtual Gear VR, jovens aprendem com muita mão na massa através de projetos que visam a colaboração, criatividade, pensamento crítico e resiliência. Ainda neste ano, o Tellus planeja desenvolver outros laboratórios na cidade de São Paulo.

Um futuro mais saudável para crianças

A Agência Tellus foi um parceiro estratégico da Nestlé no projeto Unidos, que visou criar um programa com abrangência nacional para promover um futuro mais saudável para crianças de 5 a 12 anos. O trabalho foi cocriado com os principais atores envolvidos: crianças, famílias e a comunidade. Foram coletadas 216 ideais e a partir deste processo, a equipe do Tellus elaborou 29 soluções, sendo que três delas foram testadas nos municípios de São José do Rio Pardo e Guarulhos. Além disso, um mapeamento estratégico de posicionamento e um mapeamento operacional foram paralelamente elaborados para auxiliar a Nestlé aumentar as sinergias entre seus projetos que visam fomentar temas como saúde e bem-estar. Fotos

Lê no Ninho: Desenvolvendo o gosto pela leitura na primeira infância

Você é uma pessoa que lê? No nosso país, dados indicam que o número de leitores caiu 9,1% em quatro anos. A leitura nos traz inúmeros benefícios e, para crianças, ela é um dos meios de desenvolver e fortalecer laços afetivos com seus cuidadores. É neste cenário que o Instituto e Agência Tellus em parceria com a SPLeituras se inseriram para criar o serviço Lê no Ninho (versão 2.0 do programa Bebelê), que traz a temática do uso de tecnologia na infância e do fortalecimento dos vínculos afetivos entre cuidadores e crianças entre 6 meses e 4 anos. A equipe da agência realizou um diagnóstico do Bebelê, intensificando suas excelências, seus objetivos e suas boas práticas como também indicando pontos a melhorar. Além de pesquisar sobre os temas já contemplados da proposta inicial, os consultores também se debruçaram sobre o uso de novas tecnologias, seus benefícios, possibilidades e recomendações de uso. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento do Lê no Ninho, que consiste em novas sessões de 45 minutos, onde as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. O Tellus também auxiliou na implementação de um kit completo com TV, tablets, livros, mobiliário, instrumentos musicais, matames e puffs para criar um ambiente propício para as atividades em cada biblioteca. O programa foi implementado em 10 bibliotecas espalhadas pelo Estado de São Paulo. Veja mais sobre o projeto no site.

NAVE - Desenvolvendo o Protagonismo Juvenil

A Agência Tellus é parceiro técnico do Instituto Oi Futuro no projeto NAVE 2.0 que se propõe a pensar o Programa de forma a potencializar o seu impacto. O Programa NAVE está presente em duas escolas estaduais do ensino médio, uma no Rio de Janeiro e outra em Recife.

O NAVE forma jovens protagonistas e aptos a ingressar no mercado de trabalho, através de uma formação integral, abrangendo o desenvolvimento humano e técnico, além de conectar os jovens com a cultura digital. Entre os cursos oferecidos estão programação, roteiro e multimídias.

A equipe de designers da Agência Tellus criou, juntamente com a equipe do Oi Futuro, um novo posicionamento estratégico para o NAVE que atende as demandas dos principais atores envolvidos. Fotos

Smart School: Além da tecnologia na sala de aula

O projeto Smart School é realizado em parceria com a Samsung e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) do Estado de São Paulo. Neste projeto 5 escolas estaduais da capital estão sendo apoiadas na inovação pedagógica por meio da tecnologia. O projeto é conduzido por uma equipe de designers de serviço da Agência Tellus e tem duração de 12 meses (compreendendo o ano inteiro de 2016).

O projeto encontra-se na fase final, onde o foco é a formação dos professores e a experimentação de novas soluções pedagógicas.

Além da aplicação direta nas 5 escolas, o projeto visa trazer aprendizado para toda a rede estadual através da coleta de boas práticas e apontamentos de novos caminhos para tecnologia na educação, entregues para a SEE. Também faz parte da entrega final um novo modelo de Smart School para os futuros projetos sociais da Samsung. Fotos

Agente Bem Cuidar: um novo agente comunitário de saúde

Será que agentes de saúde estão bem equipados e preparados para exercer seu trabalho da melhor maneira possível? É justamente esta pergunta que o projeto Agente Bem Cuidar buscou responder. Desenvolvido no município de Pelotas (RS), o projeto visa qualificar o trabalho do agente comunitário de saúde, melhorando a relação da unidade básica de saúde com a comunidade, e educando a população para uma vida mais saudável. Ele consiste numa remodelação completa do trabalho do agente dentro da Estratégia de Saúde da Família, e a criação de um aplicativo para facilitar o trabalho das visitas de campo do agente - tudo isso associado ao E-SUS, a plataforma eletrônica do Ministério da Saúde. O projeto foi idealizado pelo Tellus - Agência de Design de Serviços Públicos e a Prefeitura de Pelotas, com desenvolvimento do sistema front-end da Garupa e back-end da Outdabox (parceiros locais), dentro do programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, da Comunitas. Em um primeiro momento, o programa foi implementado na Rede Bem Cuidar, nas unidades Bom Jesus e Simões Lopes. Há planos de expansão para todas as unidades do município nos próximos quatro anos. Atualmente, o aplicativo do programa está em fase de testes em campo. Fotos

Rede Bem Cuidar ganha 1º Lugar no Prêmio InovaSUS 2015

A Rede Bem Cuidar é uma iniciativa da Comunitas, por meio do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Prefeitura de Pelotas e a Agência de Design em Serviços Públicos do Tellus. A Rede Bem Cuidar, uma solução inovadora em serviços públicos de saúde, ganhou o primeiro lugar no prêmio InovaSUS 2015 na categoria experiência implementada. O projeto está implementado em três Unidades de Saúde: UBS Bom Jesus, UBS Simões Lopes, e a UBS Guabiroba, esta última com previsão de inauguração para dezembro de 2016. O objetivo do projeto era repensar a experiência em saúde, focando no cuidado contínuo dos usuários. Para isso, a Agência de Design em Serviços Públicos do Tellus reuniu usuários, servidores públicos e funcionários para cocriarem a transformação da UBS. Algumas das melhorias incluem uma academia de ginástica para adultos, cozinha experimental, horta comunitária, agentes de saúde da família treinados e equipados com tablets, e totens de auto-atendimento que oferecem informações sobre todos os serviços da rede municipal de saúde. Com a repercussão positiva da UBS Bom Jesus, o projeto se espalhou para outras unidades - até o momento, apenas as UBS Simões Lopes e Guabiroba receberam o projeto. Além disso, algumas de suas soluções foram implementadas e escaladas separadamente em outras UBS, como a farmácia distrital na unidade Lindóia. Fotos | Na Mídia .

Tellus e parceiros lançam plataforma inovadora de educação

Na última sexta-feira (12), o Tellus celebrou o lançamento oficial da plataforma Faz Sentido, que pretende apoiar redes de ensino, escolas e professores na construção de um Ensino Fundamental II mais conectado às características, ao contexto, às necessidades e aos interesses dos adolescentes do século XXI. O evento, realizado no auditório do Instituto Unibanco, reuniu representantes de instituições que atuam em prol da educação brasileira e da comunidade escolar para um bate-papo sobre os desafios e as oportunidades na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de adolescentes nesta etapa da educação básica. Construída de forma colaborativa pelos parceiros Instituto Inspirare, à frente da iniciativa, Instituto Unibanco, Laboratório de Mídia e Educação (MEL), Laboratório de Inovação Educacional (LABi) e Agência Tellus, a plataforma compreende um conjunto diversificado e customizável de ferramentas e metodologias, que permitem que as necessidades urgentes e os desejos latentes da comunidade escolar sejam evidenciados e que eles orientem as diretrizes de novas políticas públicas. Veja fotos da ocasião e conheça a Faz Sentido.

Agência Tellus firma parceria com Governo do Estado de SP

No último 4 de agosto, a Agência Tellus fechou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social para desenvolver dois projetos, o Vai Labi e o Bebelê. A proposta do projeto Vai Labi é de desenvolver um laboratório Maker que estimula a criatividade e capacitação dedicado a jovens em situação de vulnerabilidade social. O espaço aproximará os adolescentes das profissões do futuro, incentivando-os ao empreendedorismo e novas habilidades à busca do primeiro emprego. Já o Bebelê é um programa fundamentado na teoria do Letramento Infantil (Early Literacy) com o objetivo de mostrar aos pais e cuidadores de bebês e crianças (entre 6 meses a 4 anos de idade) a importância do ato de ler e de interagir com histórias e livros, e as consequências positivas que estas práticas têm no desenvolvimento infantil. Estes projetos contam com a participação de vários parceiros e se iniciarão no segundo semestre de 2016. Veja fotos!

Agência Tellus firma parceria com Governo do Estado de SP

No último 4 de agosto, a Agência Tellus fechou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social para desenvolver dois projetos, o Vai Labi e o Bebelê. A proposta do projeto Vai Labi é de desenvolver um laboratório Maker que estimula a criatividade e capacitação dedicado a jovens em situação de vulnerabilidade social. O espaço aproximará os adolescentes das profissões do futuro, incentivando-os ao empreendedorismo e novas habilidades à busca do primeiro emprego. Já o Bebelê é um programa fundamentado na teoria do Letramento Infantil (Early Literacy) com o objetivo de mostrar aos pais e cuidadores de bebês e crianças (entre 6 meses a 4 anos de idade) a importância do ato de ler e de interagir com histórias e livros, e as consequências positivas que estas práticas têm no desenvolvimento infantil. Estes projetos contam com a participação de vários parceiros e se iniciarão no segundo semestre de 2016. Veja Fotos!

Encontros promovem diálogo, aprendizado e inovação em escolas

Ser professor é um privilégio e oferece uma oportunidade enorme de impactar dezenas de vidas. Mas não é tarefa fácil. Entre planejar aulas, corrigir provas, preparar relatórios e muitas outras responsabilidades, sobra pouco tempo para encarar os desafios diários que permeiam as salas de aulas e escolas. Com o objetivo de promover a troca de experiências entre professores e outros profissionais da área de educação, uma equipe da Agência Tellus em parceria com o Laboratório de Inovação da Fundação Telefônica estão organizando vários Encontros de Integração entre seis escolas em três estados brasileiros. Estes encontros permitem com que os participantes também compartilhem seus desafios cotidianos, conheçam ferramentas que se conectem às suas práticas, auxiliando-os na prospecção de soluções tangíveis e relevantes. Além disso, o Tellus incorpora o Design Thinking na programação dos encontros, o que possibilita aos participantes ter uma visão macro e micro dos desafios da sua instituição. Já foram três encontros neste ano com resultados bastante positivos: muita sinergia e entusiasmo entre os participantes, que sentem que dinâmicas desenvolvidas nos encontros contribuem para a qualificação das suas práticas pedagógicas. Vale lembrar que esta é uma das frentes do projeto Escolas que Inovam. Veja Fotos!

Escola das Mães: novo serviço público para gestantes

Em parceria com a Prefeitura de Santos e a Comunitas, a Agência Tellus fez o design e implementou o novo serviço público chamado Escola das Mães à partir do desafio: ''Como podemos criar um serviço acolhedor e efetivo para as gestantes e mães com crianças de até 1 ano, que contribua para a redução da mortalidade infantil em Santos?” Recentemente, o projeto foi destaque em uma reportagem do Jornal Nacional. Confira.

Como parte do projeto, o Tellus desenvolveu a Escola das Mães, que é um conjunto de ações didáticas complementares às consultas médicas. Esta iniciativa aborda na prática questões relacionadas ao planejamento reprodutivo, gestação, nascimento, maternidade, entre outras. Além de toda a conceituação e definição dos processos, o Tellus está iniciando as operações da Escola junto ao time de referência da Escola. Outro produto do projeto é a formulação do Novo Kit Mãe Santista. Este consiste em dois kits diferentes: o primeiro é para mulheres que são tidas como gestantes, e contam com documentos carteirinha da gestante e material didático; e o segundo é dado após 5 consultas de pré-natal e inclui um enxoval e produtos de higiene pessoal. A terceira parte do projeto é o desenvolvimento de um aplicativo Escola das Mães: uma ferramentavirtual que potencializa e oferece suporte didático à Escola das Mães. Visite o site

Quiosque proporciona lazer a dezenas de pessoas em Pelotas

Após pouco mais de dois meses de inauguração, o quiosque Viva o Laranjal! já atendeu dezenas de pessoas: já foram mais de 4.000 empréstimos de bicicletas, mais de 600 empréstimos de bolas e raquetes, cerca de 2.500 empréstimos de cadeiras de praia e guarda-sol, e os números só aumentam. O sucesso do projeto evidencia que o processo de incluir a população e servidores públicos no processo de criação do quiosque fez toda a diferença. Ao longo de todo o processo, a participação dos dois grupos permitiu com que a população compartilhasse suas necessidades, e com que eles tivessem um diálogo aberto com o poder público para que juntos chegassem a soluções para os desafios na área de turismo e lazer em um dos pontos mais turísticos do município de Pelotas, a Praia do Laranjal. Este projeto foi feito em parceria com a Comunitas e a Prefeitura de Pelotas. Fotos | Na imprensa

Cinema da Praça: Ocupação Criativa em Paraty

O projeto da Ocupação Criativa no Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça foi realizado em junho de 2015 pela Secretaria de Cultura de Paraty com apoio da Comunitas e da Agência Tellus. A Ocupação buscou enriquecer o entendimento da cultura paratiense pela Secretaria de Cultura e desenvolver com os jovens os caminhos práticos para o funcionamento do EEC|CP.
O projeto consistiu em coletar informações e cocriar ideias e insights junto à população paratiense. O objetivo foi de prover à Secretaria da Cultura de Paraty e seu parceiro técnico de arquitetura direções para o projeto de recuperação e desenvolvimento do Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça.
Ao final do projeto, o Tellus entregou um briefing (partida de projeto) cocriado pelos jovens paratienses e parceiros técnicos do projeto que apontaram o que os jovens esperam do EEC|CP, ideias de serviços que podem se utilizar do espaço, e direções de melhoramentos/recondicionamentos a serem feitos, respeitando-se o patrimônio histórico cultural. Atualmente, algumas ideias já estão sendo implementadas pela Secretaria de Cultura de Paraty e jovens locais.

Mãe Santista: gestação e maternidade entram em foco

Em parceria com a Prefeitura de Santos e a Comunitas, a frente Tellus do Projeto Juntos Santos parte do desafio ''Como podemos criar um serviço acolhedor e efetivo para as gestantes e mães com crianças de até 1 ano, que contribua para a redução da mortalidade infantil em Santos?” Portanto, a meta do projeto é atingir um digito (<10) na taxa de mortalidade infantil em 2016.
Como parte do projeto, o Tellus desenvolveu a Escola das Mães, que é um conjunto de ações didáticas complementares às consultas médicas. Esta iniciativa aborda na prática questões relacionadas ao planejamento reprodutivo, gestação, nascimento, maternidade, entre outras.
Além de toda a conceituação e definição dos processos, o Tellus está iniciando as operações da Escola junto ao time de referência da Escola. Outro produto do projeto é a formulação do Novo Kit Mãe Santista. Este consiste em dois kits diferentes: o primeiro é para mulheres que são tidas como gestantes, e contam com documentos carteirinha da gestante e material didático; e o segundo é dado após 5 consultas de pré-natal e inclui um enxoval e produtos de higiene pessoal. A terceira parte do projeto é o desenvolvimento de um aplicativo Escola das Mães: uma ferramenta virtual que potencializa e oferece suporte didático à Escola das Mães.

Envolver para Educar: engajando as famílias na educação pública no Brasil

O processo de aprendizado vai muito além das paredes de uma escola, além de fazer uma lição ou de passar de ano. Educar uma criança e um adolescente requer uma abordagem integral que inclui não somente professores e gestores educacionais, mas também pais e famílias. Com o objetivo de criar um conjunto de atitudes que possam ser adotadas pelas famílias brasileiras para assim melhorar a educação pública do país, a Agência Tellus conduziu um estudo que envolveu todos os sujeitos que fazem parte do processo educacional. O projeto foi feito através de pesquisas de campo em 5 cidades (Goiânia, Porto Alegre, Belém do Pará, Recife e São Paulo) e contou com a participação de alunos, professores, pais e gestores. O Tellus também conduziu uma desk research que analisou mais 78 papers e artigos acadêmicos, 93 sites, 12 casos e 6 pesquisas quantitativas. O papel dos pais e mães na rotina escolar dos filhos foi um dos temas mais centrais do projeto, levando a equipe a analisar como instrumentalizá-los a serem agentes de transformação da educação de seus filhos. Como ação deste trabalho da Agência Tellus o Todos pela Educação lançou a campanha Todos Somos Educadores: www.5atitudes.org.br com o objetivo de mobilizar e engajar os pais e famílias brasileiras na melhoria da educação no Brasil.

Internacionalização de Startups - InovAtiva

O Programa InovAtiva Brasil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que oferece capacitação, mentoria e auxilio a empreendedores para desenvolver negócios inovadores. Com o intuito de internacionalizar e expandir o programa, o MDIC iniciou uma parceria com o governo do Reino Unido conhecida como o UK Chapter. A fim de criar sustentabilidade e gerar protagonismo no cenário de empreendedorismo global, buscou-se o desenho de um serviço de internacionalização brasileiro que fosse replicável para outras realidades. A equipe da Agência Tellus, por meio da abordagem do design de serviço, coordenou a análise do contexto atual e a cocriação de soluções para estruturar um serviço de Soft Landing capaz de aumentar o sucesso de startups brasileiras no mercado global. A Agência Tellus desenvolveu umtoolkit como ferramenta de trabalho para implementação do projeto, composto por blueprint (mapa estratégico do serviço) do Programa de Internacionalização InovAtiva que conta com o  detalhamento dos quatro estágios do serviço (seleção, missão, reconhecimento e landing), além de encaminhamentos para o futuro e recomendações para a criação de uma plataforma de conexão do ecossistema de startups brasileiras. 

Fotos

Campinas e-você e Pelotas e-você

Um dos pilares do design thinking, metodologia que o Grupo Tellus aplica em projetos que visam melhorar serviços públicos, é a cocriação, ou seja, trazer para o processo de desenvolvimento de uma ideia/projeto todas as partes envolvidas. Assim, é possível trazer soluções inovadoras e que atendam as necessidades e ideias dos participantes. Este é o princípio da Plataforma Campinas e-Você e Pelotas e-Você, uma ferramenta de participação cívica na gestão municipal desenvolvida pela Agência Tellus. A ferramenta começa a partir de um desafio em que gestores públicos e cidadãos se juntam para conversar, trocar ideias, experiências, desenhar soluções e aplica-las. Em Campinas, o desafio foi “Como podemos deixar o serviço de saúde mais eficiente, confortável e acolhedor?”. Já em Pelotas, o desafio foi “Como aproximar adolescentes e jovens da Unidade Básica de Saúde?” Conheça mais sobre as ferramentas nos links:

Pelotas e-Você | Campinas e-Você

Tellus lança plataforma de participação cidadão em parceria com a prefeitura de Teresina e o Programa Juntos

Com o intuito de maximizar a participação da população na gestão municipal de Teresina, a Prefeitura da cidade lançou, em parceria com a Agência Tellus e o Programa Juntos, o Teresina e-Você. O projeto consiste de uma plataforma de inovação aberta, na qual a prefeitura convida cidadãos a contribuírem com soluções para a melhoria da qualidade dos serviços público com a criação e execução de políticas públicas. Através de ações pontuais, o governo local apresenta desafios para serem pensados de maneira colaborativa através de contribuições e engajamento na plataforma. Um destes desafios é, por exemplo, “Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?” O Tellus contribuiu tecnicamente com o processo de co-criação da plataforma, o seu layout, entre outros. Veja mais | Na mídia

Super Agentes: Conectando usuários e profissionais de saúde em um lugar só

O papel do agente comunitário de saúde é extremamente importante no dia-a-dia das operações de unidades básicas de saúde (UBS) como também na garantia da qualidade dos serviços que o cidadão recebe. Afinal, o agente é a ponte entre o usuário e o serviço. O trabalho é detalhado e requer que os profissionais sejam bem treinados e equipados. Com o intuito de inovar o processo de acompanhamento domiciliar de saúde pelos agentes, a Agência Tellus em parceria com a Garupa e Outdabox tem desenvolvido o aplicativo Super Agente, inicialmente trabalhando no município de Pelotas. A ferramenta pretende fomentar as atividades de promoção e melhoria de qualidade de vida para a população, trazer dinamismo na coleta de dados dos agentes comunitários, e aprimorar a comunicação e troca de informações entre a equipe da UBS. O Super Agente está sendo co-criado e testado com os usuários. Uma primeira versão foi lançada para teste, e a segunda versão será implementada em abril de 2016. Fotos

Projeto +60

Proporcionar atividades culturais e de lazer são funções importantes do poder público para com comunidades. O crescimento do número de idosos tem se acelerado no Brasil em função da consolidação da urbanização e do aumento da longevidade. Por isso, é essencial inovar e gerar soluções práticas e financeiramente atrativas para atender às necessidades deste público. O Programa +60 é uma destas alternativas que surgiu da parceria entre a Agência Tellus, o Governo do Estado de São Paulo e a SP Leituras com o objetivo de oferecer o bem-estar às pessoas com mais de 60 anos de idade, fortalecendo seu papel na sociedade, dando sentindo ao envelhecimento e valorizando os pontos positivos dessa etapa da vida.

A iniciativa aconteceu entre janeiro a julho de 2012 e contou com o envolvimento de 80 pessoas que participaram de oito oficinas de co-criação, produziram um mapa de stakeholders com mais 25 alianças de parcerias construídas e a geração de um blog para a divulgação do conteúdo do projeto. O +60 reformulou o espaço físico da Biblioteca de São Paulo, proporcionando aos usuários um tratamento humanizado e incentivando a leitura e outras atividades culturais. Veja Vídeo

Currículo +

Os desafios da educação pública podem parecer intimidantes: como engajar o aluno, melhorar o ensino, capacitar professores? Contudo, a complexidade das questões não impediu que o Tellus em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desenvolvesse uma solução inovadora e colaborativa para o dia-a-dia da sala de aula e para a rotina de professores e alunos. Com o objetivo de organizar e disponibilizar materiais e conteúdos educacionais, a plataforma online Currículo+ foi lançada em fevereiro de 2014. O conceito é compilar conteúdos e recursos pedagógicos através da contribuição e sugestões de educadores, professores, alunos e pais. A partir daí, a curadoria é feita por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógicos de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo, que organiza e disponibiliza os materiais na plataforma.

Além de incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico, o Currículo+ também inspira boas práticas e a inovação. Com o Currículo+, professores conseguem tornar suas aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas, e o aluno tem fácil acesso a materiais digitais para reforçar, recuperar e complementar seus estudos. Video | Veja aqui a plataforma

Projeto Vínculos: Unidos pela Primeira Infância

A equipe da Agência Tellus responsável pelo Projeto Vínculos viajou pelas 5 regiões brasileiras conduzindo uma extensa pesquisa de campo com o objetivo de mapear as práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Ciclo de vida de 0 a 6 anos (SCFV), hoje ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS),  e identificar oportunidades para promover o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Ao todo a equipe entrevistou 11 famílias, 30 profissionais e 5 secretários municipais de assistência social e suas equipes, visitou 9 CRAS e 14 equipamentos públicos de saúde, educação e assistência. Em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o projeto conheceu como o SCFV funciona na prática, como ele atende as necessidades das comunidades, e como é a experiência dos usuários, colocando em evidência os pontos altos e oportunidades de desenvolvimento da iniciativa. Como parte do projeto, a equipe do Tellus também conduziu oficinas de co-criação em Brasília para trabalhar os desafios levantadas na pesquisa de campo. A oficina contou com a participação de profissionais do SCFV, representantes dos municípios e Estados visitados, entre outros profissionais da área, para pensar em soluções inovadoras para o trabalho de assistência social voltado ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Conheça mais sobre o SCFV

Projeto Aprender a Aprender: Como o design pode transformar a escola

Educar e aprender não são tarefas fáceis. Com o intuito de investigar a experiência escolar e pensar soluções para questões enfrentadas por alunos, professores e gestores, a Agência Tellus e o Instituto Península desenvolveram o projeto Aprender a Aprender. Através da metodologia do design thinking, que aplica a empatia, a colaboração e a experimentação, o projeto diagnosticou desafios e propôs atividades que podem ser aplicadas por toda comunidade escolar.

Durante o projeto, foram entrevistados 20 professores e coordenadores, 10 alunos e 14 especialistas em educação e design, e foram visitadas 10 escolas no estado de São Paulo. Além disso, a equipe realizou uma pesquisa profunda analisando artigos acadêmicos, pesquisas e outros materiais. Adriana Teixeira, consultora do Tellus responsável pelo projeto, ressaltou e importância de aplicar o design na área da educação, “Alunos, professores e gestores estão em um sistema muito hierarquizado, cada um em seu quadrado, com pouca articulação e troca”. Adriana acrescentou que o projeto aproximou indivíduos no ambiente escolar, transformando a relação entre elas.
Confira o relatório completo aqui! | Na mídia

Projeto Viva o Laranjal

Educação, saúde, transporte, segurança. Estes são serviços públicos que constantemente pautam a agenda de municípios e estados por todo o país. Entretanto, outros serviços públicos como o lazer e o turismo muitas vezes ficam em segundo plano, não recebendo o investimento devido. A Agência Tellus juntamente com o Projeto Juntos da Comunitas e a Prefeitura de Pelotas (RS) decidiram agir e explorar o potencial da praia do Laranjal, convidando moradores, visitantes e turistas e vivenciarem a praia de uma maneira nova. A partir da metodologia do design, o projeto tem contado com o engajamento de diferentes secretarias e da comunidade através de oficinas de cocriação.

As soluções do projeto Viva o Laranjal foram mapeadas e construídas em três pilares: 1) Hospitalidade, que compreende quiosque de serviços, bicicletário público, bebedouro, sanitários, e iluminação; 2) Vivência, que inclui empréstimo de bicicletas, material esportivo e a prática de esportes aquáticos, entre outros; 3) Convite, que integra ações que acontecem em dias e horários marcados como apresentações, eventos entre outras atividades.

O projeto está com previsão de término e inauguração para dezembro de 2015. Fotos

Clientes

Equipe

Germano Guimarães

Cleber Santanna

Adriana Teixeira

Livia Macedo

Alexandre Macedo

Sarah Morais

Leide Silva

Ariel Macena

Roseni Reigota

Claudio Moraes

Letícia Fachini

Carla Link

Fagner Lima

Angelo Costa

Graziella Matarazzo

Laura Lemos

Fabiana Lima

Leila Santiago

Fabíola Galli

Leandro Pasini

Tatiana Almeida

Leonardo Correa

Angélica Silva

Carolina Beltramini

Camila Jankavski

Marcelo Valença

Lara Pessoa

Louise Carvalho

Andrea Azambuja

Renato Russo

Gabriel Leitão

Ana Luiza Rocha

Natália Lima

Sabrina Bileski

Carolina Faria

Germano Guimarães

Entusiasta do governo! Aos quatorze anos começou a desenhar e imaginar como seriam serviços públicos melhores na sua cidade natal com menos de 30 mil habitantes. Apaixonado por SimCity a imaginação e inspiração amplia. Apesar de ser um workaholic desde de pequeno gosta de fazer tracking para conhecer cachoeiras no cerrado quando sobra um tempinho. Como um bom goiano gosta demais de um pequi!


É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-­graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor De Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-­presidente do iClass -­ Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang -­ Encontro de jovens líderes e empreendedores da América La.na. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

Adriana Teixeira

Sonhadora por profissão, pós graduada em rir de si mesma e otimista por natureza. Apaixonada pela poesia e pelo movimento, não consigo parar quieta e sempre busco alimentar o corpo e a alma. Tenho mania de dançar no meio da sala e sinto prazer nas pequenas coisas como o vento no rosto quando ando de bike. Uma trintona com alma de criança, causo curiosidade quando vou ao parque de monociclo e ouve: "Olha mãe! A bicicleta quebrada!" Me apaixonei pelo mundo do circo e gosto de me desafiar no trapézio. Fã de adrenalina tenho no currículo escalada, tirolesa e bungee jump. Ao mesmo tempo preciso do silêncio do mar e das montanhas. Gosto de sentir, tocar e ouvir a natureza. Sou uma metamorfose ambulante que sempre duvida de quem tem tanta certeza das coisas. Acredito nas pessoas e no poder de transformação. Gosto de aprender e acredito que todos tem algo a oferecer, seja gari ou doutor. Sonho em contribuir para que as crianças e os jovens tenham uma experiência em educação que permita que elas se descubram como dona de si mesmas e de suas vidas. Bato a mão no peito e me orgulho de ser brasileira e ter toda essa riqueza de sabor, cor, samba, batuque e sorriso nos olhos.


Formada em Design no Centro Universitário Belas Artes e Service design na Eise - Escola de Inovação em Serviços. Trabalhou em escritórios de design e teve experiência em agências de publicidade como diretora de arte, trabalhando com branding, desenvolvendo embalagens e criando estratégias para as empresas. Interessada em inovacão social, participou do projeto Amplifica Pompéia em que foi mapeado as comunidades criativas da Vila Pompéia. O resultado foi exposto na X Bienal de Arquitetura no Sesc Pompéia onde o público foi instigado a se colocar como protagonista de transformação da cidade. Participou como facilitadora em workshops no Festival Educação realizado pelo Centro Ruth Cardoso, em projetos na USP e Whirpool. Está envolvida em projetos de Cultura de Inovação na Mapfre com a Agência de Cocriação. Nas horas vagas faz oficinas de instrumentos musicais com material reciclável para crianças!

Livia Macedo

A curiosidade de conhecer o novo me fizeram sair da pacata Pimenta, no interior de Minas para explorar o mundo. Sai por ai até parar em São Paulo, ao menos por um tempinho, pra explorar o mundo da educação. Pra matar a saudade da família e dos amigos e claro, reabastecer a geladeira com queijo, vou a Minas todo mês, quando também aproveito para aprender a dar ponto e nó em pingo d’água.


Formada em Design de Ambientes, trabalhei no escritório de arquitetura egípcio Module Design. Depois o sonho me chamou para o mundo dos negócios de impacto e inovação social onde consegui combinar minha formação em Design com Impacto Social. Participei do Movimento Choice e trabalhei com as organizações Edge e Good to China, ambos em Xangai, China. Sou gerente de projeto no Instituto Tellus e participo da organização Make Sense em São Paulo.

Cleber Santanna

Designer de formação e pizzaiolo por acidente! Sou de São Paulo, mas estou sempre na estrada. Me inspiro em viagens, em vários sentidos. Falando nisso, adoro sair sem roteiros, me surpreender e mergulhar em novas culturas, quando estou em casa curto ler e assisto bons filmes, ou melhor, bom pra mim, pois normalmente só eu gosto. rs Curto também reunir pessoas, melhor ainda se tiver um forno potente per fare delle pizze, é claro ;)


Formado em design de embalagens, com especialização em branding. Tem experiência com a abordagem do design thinking em projetos de inovação, design de serviços e inovação social. Perfil profissional flexível e multidisciplinar. Atuou como designer em grandes corporações como Johnson & Johnson e “resolvedor de problemas” em start-ups.


Tem especialização em Food Experience Design no Politécnico de Milão, MBA em Gestão de Marcas na Rio Branco em São Paulo, fez uma imersão em Service Design na Live|Work Studio São Paulo. Local onde trabalhou e aprofundou conhecimentos na disciplina.


Nos últimos três anos, atuou liderando projetos de inovação social na Design Echos, foi facilitador na Escola Design Thinking, organizou diversos workshops de cocriação, entre eles o Global Service JAM em São Paulo e promoveu o mesmo evento na cidade de Pelotas. Atualmente é consultor no Instituto Tellus, onde desenvolve projetos de design de serviços no setor público.

Sarah Morais

É bailarina. Gosta muito de pensar na vida e em todas as energias que envolvam pessoas e seus propósitos. Acredita no humano. Adora fazer amigos e organizar planos para mudar o mundo. Combinações favoritas: férias com cachoeira e bolo de cenoura com café.


Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com intercâmbio na InHolland University of Applied Sciences.Tem experiência como PMO de projetos de inovação em Havaianas; e como consultora para investimento em cultura, principalmente em projetos socioeducativos junto a Secretarias de Educação do interior de São Paulo. Integrante da rede Talentos da Educação Fundação Lemann, comprometida com os desafios da educação pública do Brasil.


Empreendedora responsável pela profissionalização da Cidadão Pró-Mundo, ONG que promove ensino de inglês através do voluntariado e hoje impacta mais de 1,5 mil alunos em escolas públicas de SP e RJ. Atualmente é Diretora Pedagógica voluntária, o que enche de amor seu coração.

Leide Silva

Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e tenho várias paixões. No primeiro instante sou tímida, em poucos minutos torno-me extrovertida.


Sou a minha comida preferida, os filmes que eu curto, os amigos que escolho, as roupas que visto, a cidade que me encanta, sou dicionários, sou Internet, hoje também sou família, sou mãe, sou tia, sou "pulso firme", sou mulher. Sou forte, mesmo sem músculos, e corajosa o suficiente para dizer “tenho medo”.Dentro de mim carrego o muito que vivi e o pouco que conheço. O muito ainda torna-se pouco.


Formada em Gestão Bancária e Financeira. Trabalhou como coordenadora de produção em uma Industria de Cosméticos, após formada, atuou na área Financeira de uma empresa de Auditoria Contábil e atualmente faz parte do Grupo Tellus na área Administrativa Financeira.

Ariel Macena

Sou formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, e tenho especialização em Gestão de Políticas Sociais pela PUC-SP e em Mediação e Negociação de Conflitos pela FAUUSP-PGR/Harvard Law School. Atuei em diversos setores da arquitetura, e dediquei meus últimos anos de trabalho a políticas públicas habitacionais e ao terceiro setor. Atuei como implementador e diretor de operações do escritório do Rio de Janeiro da organização internacional sem fins lucrativos TETO. Eu também já proferido diversas palestras sobre temas que envolvem políticas sociais e educação.

Roseni Reigota

Nasci no interior de São Paulo, numa cidade muito pequena cheia de charme e de historias. Vim a São Paulo nos anos de 1980, formada em Serviço Social, para trabalhar e viver novos contextos sociais, educacionais, culturais e posteriormente instituir essa cidade como a minha cidade.


Muito cedo aprendi a amar as coisas boas e simples da vida: brincar na rua; cozinhar; apreciar a mata e o mar; boas conversas; artes em geral; cultura espanhola; viagens curtas e compridas; crianças; entre tantas outras. Somados a esses amores eternos vieram diversos outros, pessoais e profissionais, e penso que hoje sou a mescla de todos esses conhecimentos, vivências e prazeres.

O Serviço Social foi a base para um percurso profissional focado nos processos sócio educacionais, sócio culturais, sócio ambientais, entre outros de intervenção social e humanitária; com articulações em rede e busca pela universalização de politicas publicas a favor da melhoria das condições de pobreza e defesa dos direitos humanos, principalmente da infância e juventude.


Sonho com a transformação social, o desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo mais harmônico entre a instância global e a intervenção local.


O Serviço Social na FSSLins; experiências profissionais diversificadas; conhecimentos específicos e multiprofissionais, somados a um Master en Direction y gestión de Centros Educativos – Nuevo Entorn, pela Universidade Autônoma de Madri, nortearam a minha base de trabalho em diversos contextos institucionais onde trabalhei, tais como Secretaria do Menor, CENPEC, Fundação Abrinq, Fundação Telefônica, Associação NEA-BC  e hoje no TELLUS, onde gerencio o Projeto Escolas que Inovam.


Claudio Moraes

Nasci e cresci na região Oeste de São Paulo, onde me apaixonei, estudei e me formei em Design. Faz uma década que trabalho com projetos de design web, gráfico e interativo, já atendi clientes como Western Union, Itaú, Citi, Credicard, BBMapfre, Epson, Oi, Magazine Luiza e Honda. Minhas escolas favoritas que já passei foram DRC, ESPM, Senac e (agora) o Tellus que além de ser o meu ambiente de trabalho, tem sido uma excelente escola diferente do que qualquer lugar que já trabalhei.

Letícia Fachini

Uma pequena em tamanho e grande na vontade de mudar as realidades a minha volta!


Sou alegre, divertida e inquieta, adoro música, filmes, viajar, conhecer pessoas novas e estou sempre disposta pra trocar ideias e tomar um bom chá! Através do primeiro Global Service Jam em 2011 hospedado em São Paulo, tive contato com Design Thinking. Abordagem que me acompanha até hoje em praticamente tudo o que faço na vida :) a partir daí tive a oportunidade de organizar um Jam em Pelotas e facilitar grupos multidisciplinares em projetos de cocriação.


Ultimamente foco meus esforços em analisar e entender comportamento humando, nesta trajetória marquei presença em diversos cursos e workshops de pesquisa, entre eles na ESPM, Belas Artes e Coolhunting na University of Arts of London – Saint Martin.

Formada em Design de Produto pela UNESP, trabalhei como designer de produtos em empresas de mobiliário para diversos fins e como hobby sou designer de jóias, onde pesquisando materiais desenvolvo coleções e conceitos que me identifico.

Fagner Lima

Sou contador de histórias desde os 5 anos de idade e possuo o hábito de querer produzir tudo aquilo que eu gosto: filme, livro, quadrinho, jogo, conhecimento. Minha primeira formação, ainda adolescente, foi em design gráfico (2003) e por muitos anos atuei exclusivamente nessa área. No meio desse caminho me graduei em cinema (2009) e pude trabalhar com a produção de filmes de longa e curta metragem, assim como fui orientador de documentário no interior de Rondônia, Nova Mutum-Paraná, em uma série de oficinas para adolescentes. Fiz pós-graduação em criação literária (2011) e publiquei meu primeiro conto em uma coletânea chamada 'Abigail'. Devido ao meu perfil multidisciplinar, entrei no mundo de inovação e ajudei diversas empresas a melhorar seus serviços, no setor de seguros, farmácia e alimentos. Também participei de concursos de desenvolvimento de jogos independentes, sendo finalistas em alguns deles, o que me permitiu a ser professor de criação e gestão de projetos (2014) em um curso de desenvolvimento de jogos.

Angelo Costa

"Sou baiano, falo oxente e desde os meus 12 anos tenho uma relação muito forte com a capital paulistana, tanto que não demorou muito para que decidisse fincar raízes do lado de cá. Confesso que sou apaixonado por São Paulo e pela sua cultura em movimento, gosto de passar os finais de semana frequentando cinemas e praticar fotografia pela Paulista aberta aos domingos. Quando não estou desbravando a cidade, prefiro ficar em casa e "brincar" com os meus gadgets tecnológicos, assistir a um bom filme ou ligar o meu Xbox e viver um pouco da experiência que os games proporcionam. 


Quanto a minha formação, possuo Mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP (Linha de pesquisa: Novas Tecnologias Educacionais) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Quanto ao profissional,desde 2010 atuo na área de Tecnologias Educacionais, seja como professor de crianças e adolescentes, seja com formação de professores e consultoria. Em 2015 tive a oportunidade de co-criar a primeira Sala Maker do Colégio Santa Cruz, uma ação inédita na instituição, além de desenhar e aplicar a primeira oficina de eletrônica criativa para crianças do 4º e 5º ano da mesma instituição.

Graziella Matarazzo

Apaixonada por educação e por inovações, convicta de que essas duas forças podem impactar positivamente a nossa sociedade e o nosso futuro.


Pedagoga formada pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia e em Educação Inovadora. Formada em tecnologia educacional e em design instrucional pela curiosidade e pela oportunidade de conviver e trocar com grandes pessoas em cursos, eventos, palestras, sempre com foco no uso de metodologias de Design Thinking, Ensino Híbrido, aplicativos e aplicações digitais educacionais.


Atuou por 9 anos como professora em escola de educação básica, hà 5 anos atua em projetos de formação de professores para uso de tecnologias e metodologias inovadoras, aplicados desde ensino infantil até ensino superior.


Coordenou o departamento de inovações educacionais de um sistema de ensino, à frente de uma equipe responsável pela produção de livros digitais interativos, formação de professores para uso de tecnologias, design instrucional de ambientes e conteúdos digitais educacionais.

Laura Lemos

Gaúcha de Porto Alegre vim para São Paulo trabalhar, estudar e ser feliz. Me formei em comunicação social na PUC-RS e me voltei desde meados da graduação a trabalhar com pesquisa de comportamento para entender, principalmente, o universo dos jovens. Passei por empresas como Box1824, W3Haus e Grupo Rai e atuei como consultora em pequenas empresas de inovação por acreditar em aprendizagem por projetos. Apaixonada por etnografia e mão na massa, estudei design thinking e facilitação de processos para conduzir projetos centrados nas pessoas, e no momento estou concluindo uma pós-graduação em Sociopisicologia.


No Tellus, canalizo minha energia e empolgação para transformar e Ensino Fundamental II e a rotina da gurizada pelo Brasil.

Camila Sanches Zorlini

Me formei em Letras e Ciências Sociais pela PUC-SP tendo como tema de conclusão de curso o Bairro Educador de Heliópolis. Trabalhei em lugares diversos; desde a Bienal de Artes de São Paulo, passando por uma consultoria no site de cultura Espaço Húmus, coordenadora pedagógica na rede nacional CEBRAC até pesquisas etnográficas para TALK INC, BOX 1824 e CONSUMOTECA. Agora integro o time Tellus na pesquisa para soluções no Fundamental II.

Leila Santiago

Desde a graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP, colaborei com projetos em diversas áreas da arquitetura e do design, entre eles o projeto expográfico do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Formalizei minha educação em Design com um mestrado na School of Visual Arts, em Nova York, onde entrei em contato com design estratégico e de serviços. Essa formação ampla e multidisciplinar me deu ferramentas para tratar problemas das mais variadas escalas e níveis de complexidade. Acredito, entretanto, que o design não deva se limitar a resolver problemas, mas levantar questões, propor debates e imaginar outras realidades.

Fabíola Galli

Numa vida de algumas aventuras e muitas emoções, me formei em Administração, desbravei a Austrália e naveguei tanto pelo mundo dos bares e dos hostels, quanto das planilhas, do varejo e da comunicação, acumulando experiências com marketing, estratégia e planejamento. Me especializei em Design de Serviço, e foi com sua abordagem humana e colorida que minha essência se conectou. Desde lá, me dedico a projetos de inovação, tanto para grandes empresas como para start-ups – sempre centrados nas pessoas.


Acredito nas soluções criadas coletivamente, no potencial das cidades e na sensibilidade transformadora das mulheres. Adoro domingo, Carnaval, casa cheia, praia e bater papo-furado, especialmente aqueles práticos e motivadores, que dão vontade de sair correndo e botar a mão na massa, ou aqueles bem filosóficos que celebram toda a beleza e complexidade desse mundo. E quanta complexidade. E quanta beleza!

Mariana Crispim

São mais de dez anos de experiência em pesquisa e comportamento, atuando tanto como cliente, como fornecedora de conhecimento.

Independente do lugar, o que me apaixona é estar em contato com as pessoas e aprender com cada uma delas. Trabalhar com diferentes contextos, culturas e até países é muito gratificante e pessoalmente enriquecedor.

Espero cada vez mais ajudar as instituições a entender a verdade de seus públicos e usuários, trabalhando em conjunto e pensando em oportunidades relevantes para os dois lados dessa equação.

Publicitária com especialização em Coolhunting/Análise Qualitativa de Tendências pela Universidade Ramon Llul, Barcelona. E em processo de aprendizado contínuo com as pessoas que encontro pelo caminho.

Tatiana Almeida

Sempre curiosa e “perguntadora”, entrei para a área de comunicação e jornalismo em busca de histórias, viagens e aventuras. Com experiência em organizações dentro e fora do país, trago minha experiência em diversas plataformas de comunicação para contar as histórias incríveis que o Tellus e seus parceiros estão protagonizando pelo Brasil a fora. Nas horas vagas, gosto da vida tranquila, explorando minha cidade natal, São Paulo, para onde me mudei de volta depois de uma temporada vivendo fora.

Leonardo Correa

Portoalegrense de nascimento, cresci em Florianópolis e desenvolvi desde cedo o nomadismo. Fiz minha graduação em meio a viagens e encontros, no contato com gente interessante e conversas provocativas. Misturando vida profissional e vida pessoal, transitei pelo design gráfico e economia colaborativa, anfitriei vivências de relações humanas e profundas, fui professor de faculdade, e hoje tenho uma marcenaria montada em casa.


Sou bacharel em design gráfico e técnico em eletrônica. Durante dez anos somei os superpoderes da comunicação e da tecnologia para atender o mercado de educação à distância, fornecendo forma e conteúdo aplicados à aprendizagem. Cansado da frieza dos conteúdos online, fundei o Nós.vc, plataforma de aprendizagem colaborativa através de encontros presenciais. A jornada do empreendedorismo também me permitiu experimentar áreas mais sutis das relações entre pessoas e negócios, atuando como anfitrião da comunidade Art of Hosting, organizando edições da Global Service Jam e Global Sustainability Jam, e mais uma meia dúzia de encontros inspiradores.

Alexandre Macedo

Designer desde criança, quando então, era apaixonado por desenhar. Criativo, apaixonado pela vida, dedicado e muito profissional. Trabalhou mais de 6 anos no meio editorial se tornando um especialista em revistas. Flertou com as novas possibilidades editoriais digitais, elaborando os projetos gráficos digitais (para Tablet) das Revistas Istoé, Istoé Dinheiro e Select. Trabalhou com grandes nomes do design gráfico Brasileiro. Hoje, dedica-se integralmente a Agência Tellus, com a enorme responsabilidade dar vida aos Projetos da agência, transformado-os em materiais entregáveis de alto impacto.

Camila Jankavski

Designer Interiores e Produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Design Thinking, pela ESPM e Design de Servicos, pela EISE – Escola de Inovação em Serviços. Trabalhou na área de arquitetura e interiores, e sempre cultivou a vontade de mudar o mundo, atuando na áreas de Design e Inovação Social, sendo pesquisadora e integrante da ONG Design Possível. Foi líder de projeto pela consultoria de inovação MJV, e realizou trabalhos com empresas como MAPFRE, Sulamérica e Dufry desenvolvendo áreas estratégicas por meio de design thinking. Foi responsável pela criação e implementação do InovaLab MAPFRE, o primeiro laboratório de Inovação do mercado segurador. Ministrou workshops em diversos importantes eventos como Harvard Business Review (HBR), The Economist e Rio+20. Empreendedora, criou e implementou o Cochilo, um novo conceito e serviço que busca bem-estar em grandes cidades. Cochilo foi considerada uma das empresas mais inovadoras da América Latina pela consultoria TrendWatching e foi finalista do prêmio Creative Business Cup 2013. Ao buscar ser protagonista em transformar Cidades, hoje é gerente e professora da Escola Tellus, especializada em inovação e design de serviços públicos centrados no usuário.

Leandro Pasini

Com mais de 15 anos de experiência em Direção de Arte, Direção de Criação e User Experience atuou na concepção e execução de websites, aplicativos, plataformas de interação e campanhas on-line / off-line. Trabalhou em agências como: F/Nazca, Ogilvy, Leo Burnett, JWThompson e Loducca. Como empreendedor foi Sócio/Diretor do Estúdio de Design - Starpix, desenvolvendo projetos com grandes marcas como: Unibanco, Procter & Gamble, Suvinil, IBM, Telefonica, Fiat, Ford, Volvo, Harley Davidson, Terra Networks, AOL, UOL, Instituto Ayrton Senna, Banco ABN AMRO Real, Senac São Paulo, entre outras. Desde 2013 atua como Designer de Serviços.

Marcelo Valença

Designer pela Belas Artes/SP e UFPE com especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeu di Design (IED-SP). Há dez anos atua como designer, professor, palestrante e fomentador da cultura da inovação. Foi coordenador de projetos e participou da fundação do StudioIno Design e liderou projetos e equipes na Questto|Nó, atuações que lhe renderam diversos prêmios nacionais e internacionais como Idea Brasil, iF Awards, RedDot Design Awards, Good Design e Museu da Casa Brasileira. É cofundador da DesignMuda, foi professor no IED/SP e deu palestras sobre inovação, design e sustentabilidade em diversos universidades como PUC/PR, Facamp, IED/SP, e eventos como RDesign e Interdesigners. Atualmente faz parte do conselho da ADP (Associação dos Designers de Produto) e é Gerente Executivo e professor da Escola de Inovação em Serviços Públicos do Tellus.

Lara Pessoa

Designer gráfico graduada pelo Centro Universitário Senac, sempre se interessou por soluções estratégicas e pensamento visual. Iniciou sua vida profissional com branding, não tardando a conhecer design thinking e a entender o impacto social que essa abordagem propõe. Se tornou designer e consultora estratégica na MJV, onde teve a oportunidade de trabalhar para a melhoria de processos e serviços de empresas como o Grupo Segurador BB Mapfre, SulAmérica, Bradesco Seguros e Telefônica Vivo, contribuindo em pesquisas, desenvolvimento de soluções e criação de protótipos e visualização de dados.


Fascinada por cultura e inovação social, já trabalhou no Sesc Pompeia e colaborou voluntariamente para as instituições Teto Brasil e Associação Brasil Huntington. Gosta muito de gastronomia e adora conhecer pratos típicos e lugares novos sempre que possível. Não a toa, também ama viajar. Acredita que o intercâmbio entre as culturas e costumes de diversas regiões podem contribuir para a melhoria de problemas locais e sempre leva esse ponto de vista nas viagens que realiza.

Carolina Beltramini

Historiadora de formação me apaixonei pela possibilidade de compreender o passado e mudar o mundo. Tenho mestrado em História e Cultura Social pela UNESP. Sou de Valinhos e depois de lá foram mais seis cidades!


Sou louca por aprendizados pisei na escola pela primeira vez aos 3 anos e nunca mais sai. Acredito na capacidade que cada ser humano tem de aprender e a partir dai transformar o mundo!


Trabalho na área de educação há oito anos e já atuei em várias esferas, como professora, em sistema de ensino como consultoria pedagógica e em tecnologia educacional, em uma Startup de educação e recentemente descobri as Políticas Públicas em uma fundação do terceiro setor.

Louise Carvalho

Descobri aos 16 anos que podia me tornar voluntária em projetos sociais e desde então nunca mais parei. A paixão pela sociedade e por sua constante modificação cresceram exponencialmente dentro de mim, impulsionando-me a cursar a graduação de Gestão de Políticas Públicas pela USP.


Trabalho profissionalmente no Terceiro Setor desde 2010, atuando com Captação de Recursos e Relações Governamentais e caminhando por projetos de educação e saúde.


Vivo numa ponte rodoviária entre São Paulo, onde moro atualmente, e Jundiaí, cidade em que nasci. Por lá, aos finais de semana, continuo voluntariando e hoje, junto à ONG Sonhar Acordado da região, estou em um projeto voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Andrea Azambuja

Gaúcha de Porto Alegre, a capital do pôr do sol, vivo em busca do meu lugar ao sol! Nessa investigação inevitável, constante e, imagino, eterna – evoluir sempre! – estudei Direito, passei uma temporada em Londres, bati muita cabeça (e cabelo rs) e, formada em Jornalismo, parei em São Paulo, onde trabalhei com assessoria de imprensa e marketing, estudei História da Arte e Letras, passei por redação e, ao longo do processo, fui percebendo o que queria fazer: me envolver com inovação social, dedicar o meu tempo a causas positivas, coletivas e significativas. Num move de transformação, passei a colaborar com a Fundação Ford e a voluntariar numa ONG em prol de refugiados o que, de alguma maneira, me trouxe ao Tellus – e cá estou, empolgada para contribuir com a renovação do Ensino Fundamental II. Gosto muito do que disse o poeta espanhol Antonio Machado: "Caminhante, não há um caminho. O caminho se faz ao andar".

Renato Russo

Meu propósito é difundir novos paradigmas para a economia e ajudar organizações a encontrar um melhor equilíbrio entre a busca de resultados para si e o valor que é compartilhado com a sociedade. Desde 2012 tenho estado próximo da inovação e empreendedorismo social, dos negócios com propósito e do design de serviços.


A educação formal me levou para uma graduação em Comunicação pela ESPM e, um pouco antes de me formar, consegui um estágio em uma então pequena agência de mídias sociais. Cresci junto com a empresa e a vi passar de 5 pra 200 funcionários e, de repente, me vi querendo “buscar novos ares”. Comecei então uma espécie de “escola” independente e descentralizada com mais dois amigos e investi alguns meses nela. Depois, me encantei com o modelo de negócio 1 pra 1 e comecei um negócio com orientação social e ecológica a que me dediquei por três anos, com mais um sócio. Foi nessa época que me enredei na minha segunda jornada pela educação formal, com uma pós-graduação em Comunicação Corporativa pela FGV.


Mas meu encontro mais fértil com ambientes de aprendizado foi na design thinking school da Universidade de Potsdam (Alemanha), em uma formação baseada em projetos, na qual tive a oportunidade de trabalhar para a Bethel im Nordem - organização de bem estar social que atende grupos de risco na região da Baixa-Saxônia - e para o parque cinematográfico do distrito de Babelsberg, em Brandeburgo, Alemanha. Minhas experiências de aprendizado desescolarizado passaram também por uma viagem de campo aos Bálcãs, que deu origem a um projeto de conteúdo com entrevistas, ensaios curtos, fotos e vídeos com personagens da região que se aventuram pela inovação social. Antes de botar o pé na estrada, participei da criação e direção de uma operação pop-up para o Student Travel Bureau em seus esforços para a realização do G.A.T.E. 2015, o maior evento de educação internacional do Brasil.


No meio do caminho, criei um sprint de inovação, o design thinking challenge; participei da criação da Escola de Design Thinking em São Paulo; fui facilitador e palestrante no Global Sustainability Jam São Paulo 2012; facilitador no Global Service Jam também em 2012; estudei Empreendedorismo Criativo na Perestroika SP; fiz parte do programa Visão de Sucesso, iniciativa da Endeavor Brasil e BID; segundo colocado na Creative Business Cup BR em 2012; selecionado para o programa Startup Navigator, iniciativa da Universidade de Potsdam e do Governo de Brandeburgo.

Gabriel Leitão

Carioca de nascimento e cidadão do mundo por escolha, cursei a graduação - Comunicação Visual - e o mestrado em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, e fiz um curso de extensão em Design de Serviços na Universitat der Kunste Berlin.


Como designer, atuei junto a comunidades de baixa renda da periferia de Manaus, trabalhei em projetos com grupos indígenas Yanomami em Roraima e como consultor para a criação de materiais gráficos para a UNICEF - São Tomé e Príncipe, na África. Integrei equipe de projeto premiado na II Bienal Iberoamericana de Design de Madrid e participei de projeto multidisciplinar de educação financeira para a nova classe media no Rio de Janeiro. Atualmente trabalho no desenvolvimento de soluções do design com foco em problemas sociais complexos e acredito que os esforços da ação projetual devem ser centrados na tentativa de transformar realidades existentes em outras mais desejadas.


Também atuo como fotógrafo, ministrei cursos no projeto PUC-Rio mais de 50 e participei de exposições no Brasil e no exterior. Em 2014 fui convidado pelo nobel da paz Muhammad Yunus para conhecer e documentar os negócios sociais do Yunus Social Business no Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia e Uganda.

Ana Luiza Rocha

Mineira do Vale do Rio Doce, com um coração metade paulistano e vontade de conhecer ainda muitas cidades desde as dos outros vales de Minas até as que ficam em continentes distantes. Museóloga pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da USP, bacharela em Estudos Literários pela Unicamp e Técnica em Museologia pelo Centro Paula Souza. Fui bolsista Fapesp no país em estágio de pesquisa no exterior, com um projeto sediado no Centre François Mauriac de Malagar, de Bordeaux (França) e outro no Museu Literário Petofi, em Budapeste (Hungria). Tenho experiência nas áreas de pesquisa, educação não formal, contação de histórias e atividades relacionadas a exposições e sou contadora de histórias voluntária no Hospital AC Camargo Cancer Center pela Associação Viva e Deixe Viver. Atuei nos núcleos de edução da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Acervo Artístico dos Palácios do Governo de São Paulo e da Fundação Bienal e como freelancer na pesquisa, produção e edição de conteúdo para a Editora Moderna e o Grupo Santillana. Inscrita no Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada, com início em 2017, unindo literaturas, museus, objetos e narrativas. Tento sempre unir as descobertas e aprendizados da academia aos processos do "mundo real" e encontrei no Tellus uma grande oportunidade de realizar conexões!

Natália Lima

Pernambucana arretada, nascida e criada em Recife, de sotaque forte e sorriso aberto e como toda pernambucana fã de sua música e cultura.


Sonhadora de formação e viajante nas horas vagas. Veio para esse mundo com a certeza de que queria torna-lo melhor e é com esse sentimento que está sempre questionando em como ajudar e melhorar a vida das pessoas.


Movida por desafios e por desafiar o status quo, saiu de casa logo cedo em busca de resolver alguns deles. Nessa procura, acabou morando e trabalhando em alguns lugares por aí...Londres, Rondônia, Rio de Janeiro e agora São Paulo.


Chegou na educação ainda no início da carreira, mas logo se identificou. O primeiro contato começou ainda em PE, em projetos que tinham como propósito repensar o ensino público no Brasil. Em seguida, foi explorar o mundão corporativo...


Com formação em administração de empresas, começou a carreira como trainee e atuou em grandes organizações e áreas como: planejamento estratégico, finanças, pessoas e gestão de projetos, mas foi na especialização em design de serviços na EISE, Escola de Inovação em Serviços, que se reconectou com o seu propósito.


Usando as lentes do design atuou em diversos projetos relacionados a inovação, inovação social e desenvolvimento de cultura de inovação.

Sabrina Bileski

Carolina Faria

Psicóloga, yogue e apaixonada por Educação!


Acredito na aprendizagem como meio fundamental para produzir uma transformação positiva no mundo. Me formei em Psicologia pela USP (2012) e tenho especializações em metodologias de Inovação e Criatividade como Design Thinking (ESPM/2013) e Change Lab (Reos Partners/2013). Iniciei minha carreira no Colégio Oswald de Andrade, onde descobri minha paixão sobre a Educação. Mais pra frente, trabalhei como consultora na Dobra Aprendizagem e Inovação e alguns anos depois com Design de Serviços e criação de novos negócios na DZN.

Contato

agencia@tellus.org.br

Agência de Design em Serviços Públicos - Tellus

Rua Pamplona, 1005, 2º Andar

São Paulo, SP - 01405-200

+55 11 3251-0081

COMO CHEGAR


Cadastrar
×